28.03.18

Páscoa, tempo de celebrar a vida

A Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo três dias após a sua morte. A data é o encerramento da Quaresma. Ela ocorre todos os anos, após a primeira lua cheia do outono (no Hemisfério Sul) e primavera (no Hemisfério Norte). Neste ano, a Páscoa é celebrada no dia 1º de abril.Uma das festas mais antigas, e a principal festa do ano litúrgico cristão, teve início em Roma no início do segundo século. As comemorações geralmente ocorrem através da Eucaristia, celebrando a festa da vida, a renovação da fé e vivenciando-a em comunidade. “Cristo é vitorioso: ele passou pela cruz e ele ressuscitou. Assim também é nossa vida. Nós temos nossas tribulações, nossos desafios, mas temos a certeza que assim como Cristo ressuscitou, com ele nós ressuscitaremos um dia”, afirma o superior do Núcleo Apostólico de Teresina, padre Pedro Vicente Ferreira SJ.É comum ver alguns símbolos serem atribuídos a data, mas poucos sabem o real significado deles. O coelho, talvez o mais famoso, é um animal fértil e gera ninhadas. Por causa disso, simboliza a capacidade de sempre estar se formando novos discípulos na Igreja. Já o ovo simboliza o nascimento, a vida, recordando-nos de Jesus que morreu e ressuscitou. O cordeiro é o mais antigo de todos eles, simbolizando a aliança feita entre Deus e o povo Judeu.Os demais símbolos já possuem seus reais significados mais conhecidos. A cruz simboliza tudo que a Páscoa representa: a morte e ressureição. O pão e vinho representam o corpo e sangue de Jesus Cristo, que por sua vez simboliza a eterna aliança entre o Criador e suas criações. E, finalmente, o Círio Pascal simboliza a Luz de Cristo. Nela estão gravadas a primeira e última letra do alfabeto grego, mostrando que Deus é o início e fim de tudo.Celebração no DiocesanoPara celebrar a Páscoa, a Pastoral do Colégio Diocesano promoveu a Celebração da Santa Ceia com todos os estudantes da instituição. Na oportunidade, as turmas encenaram a ceia de Jesus com seus discípulos. Ao final, cada um recebeu um pão, para estimular a partilha e comunhão em família.Veja mais fotos aqui

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo