16.02.18

Participe do Concurso Internacional de Redação de Cartas da UPU!

É hora de exercitar as habilidades de escrita e soltar a criatividade para participar do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU). Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, que tenham no máximo 15 anos até o dia 5 de maio de 2018, são convidados a participar. O concurso é feito em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. No Colégio Diocesano, a primeira etapa será realizada no dia 21 de fevereiro.A redação deve ser uma carta do tipo argumentativa. O tema proposto este ano é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Os textos devem ser recentes e inéditos, manuscritos em caneta esferográfica azul ou preta, contendo no máximo 900 palavras.A melhor redação de cada estado irá concorrer nacionalmente. O autor do texto vencedor representará o Brasil na fase internacional. Os três primeiros colocados na etapa estadual e o primeiro colocado nacionalmente recebem certificados e premiações em dinheiro. Os três primeiros colocados internacionalmente receberão premiações definidas pela UPU. Em 2016, a estudante do Colégio Diocesano Ingrid Michelle Araújo foi classificada para a etapa nacional do concurso. A UPU é sediada em Berna, na Suíça, e promove o concurso anualmente. O objetivo é melhorar os conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes por meio da escrita de cartas, além de revelar talentos. No Brasil, a competição fica sob responsabilidade dos Correios.