Órgãos realizam programação alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Desde 2007, em Teresina, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito vêm promovendo eventos alusivos ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito com a finalidade de chamar atenção da sociedade para a dimensão dessa tragédia, demonstrando que por trás de cada um dos milhares de mortos e feridos do trânsito brasileiro, friamente revelado nas estatísticas, há um rosto, uma história de eterna dor, decorrente de uma vida interrompida abruptamente, com sonhos e esperanças dramaticamente frustrados.
No colégio Diocesano, projetos ensinam aos futuros condutores, alunos do Maternal ao 6º Ano do ensino fundamental, normas de convivência no trânsito. É o caso do projeto Pedágio Educativo, quando os alunos do 4º ano saem às ruas conversando com motoristas, pedestres e distribuindo panfletos informativos de regras e dicas para a paz no trânsito.
Dados alarmantes
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é celebrado no terceiro domingo de novembro em todo o mundo e foi instituído pela ONU em Assembleia Geral de 2005. Morrem, por ano, em nosso planeta mais de 1 milhão de pessoas e outras 50 milhões ficam feridas, muitas definitivamente.
No Brasil as estatísticas incompletas indicam que perdemos para a violência no asfalto, por ano, mais de 60 mil pessoas, formando um contingente de traumatizados constituído por mais de 500 mil pessoas.
O custo financeiro desse fenômeno, estimado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada, atinge a assombrosa cifra de 30 bilhões anuais, desperdiçadas em perdas materiais, interrupção de atividades laborais, custo médico de tratamento, seguros, indenizações, etc.
Dia 13 de novembro (quarta-feira)
Evento: Encontro pela valorização da vida no trânsito
Local: Adro da Igreja São Benedito
Público alvo: presença de vítimas, familiares e amigos de vítimas de trânsito, estudantes e parceiros em prol do trânsito
Dia 14 de novembro (quinta-feira)
Atividade educativa em prol da vida
Local: Posto da PRF das BRs 316 e 343
Presença de todos os parceiros
Dia 17 de novembro (domingo)
Nas missas do domingo dia 17 serão rezadas intenções e preces pelas vítimas do trânsito em todo o Piauí.
Nos cultos das Igrejas Evangélicas também serão lembradas as vítimas de trânsito.