24.11.15

O luxo do lixo, a reciclagem presente na Diofeirac


Um dos trabalhos expostos na Diofeirac tem chamado a atenção do público da Feira pela inovação. Trata-se do projeto O Luxo do Lixo, com peças do artesão Mestre Divas, que transforma pneus velhos em cadeiras, poltronas e peças de decoração.
Uma arte que nasceu da intenção de livrar o mundo da poluição causada pela borracha. “Em Teresina são jogados no meio ambiente cerca de 15 mil pneus por mês. Metade desse material vai para reciclagem no estado do Ceará, a outra fica e polui”, revela Mestre Divas.
O ponto de interseção do artesão com o Diocesano aconteceu com a problemática surgida no trabalho de campo do projeto Plantale. Neste projeto, os alunos realizam o reflorestamento de áreas devastadas pela ação do homem. “Quando chegávamos nessas áreas havia muito lixo, principalmente pneus e garrafas de vidro. Então nos veio a ideia de reciclarmos esses objetos e fomos à procura de parcerias”, conta a professora de Arte, Vilma Silva.
E nessa busca o Mestre Divas foi encontrado e recebeu em seu atelier os alunos do colégio para conhecer seu trabalho, e lá fizeram experimentos manipulando os instrumentos e a matéria prima do artesão.

Enquanto os pneus se transformam em móveis, as garrafas de vidro se transformaram em objetos de decoração, pelas mãos das professoras de Arte e seus alunos. São luminárias, mandalas e várias outras peças decorativas onde se utilizou diferentes técnicas, como a decoupage e a adesivação em 3D.
As peças produzidas farão parte de um bazar beneficente que terá sua renda destinada ao abrigo São Lucas, uma instituição que cuida de pessoas idosas, onde foram desenvolvidos outros projetos da Diofeirac.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo