Normas de Convivência

Neste ano de 2013 estamos começando mais uma jornada. Alegrem-se! Será o nosso ano de estudo, trabalho e muito sucesso. Sintam-se bem acolhidos. Procuraremos vivenciar os valores defendidos pela Pedagogia Inaciana: respeito, solidariedade, companheirismo, autonomia, entre outros, assumindo a nossa identidade de aluno do Colégio Diocesano, de maneira que a escola possa favorecer o bem estar e o bem comum de todos que fazem a comunidade educativa desta Instituição de Ensino.
Uma das formas de firmar nossa identidade inaciana é através do nosso modo de proceder. Portanto, é essencial observarmos as normas educativas destacadas a seguir que serão norteadoras da boa convivência entre nós:
I. UNIFORME ESCOLAR: Nas atividades regulares da escola: tênis preto, podendo ter detalhes discretos, meias brancas; calça cintura alta, blusa abaixo da cintura, casaco próprio do colégio (de uso opcional). Para as atividades extraclasse no turno oposto: é permitida a substituição da calça tradicional do uniforme por jeans e sandália com traseira. Para as atividades de Educação Física: camiseta e bermuda de helanca própria do Colégio.
II. PONTUALIDADE: É uma virtude essencial para construção do senso de responsabilidade e compromisso. Para tanto, é importante observar o seguinte:
1. HORÁRIO DAS AULAS:
Obs.: As aulas têm início pontualmente nos horários indicados, por isso, recomenda-se a chegada dos alunos com pelo menos 10(dez) minutos de antecedência, tempo necessário para se deslocarem até a sala de aula.
2. ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS: Portaria do Ginásio. Aberta das 6h às 20h.
3. ENTRADA ALTERNATIVA: Portão próximo às quadras do Colégio, na Rua 13 de maio. No turno da manhã, aberto às 6h30 e fechado às 7h25. Reaberto às 11h50 e fechado às 12h. No turno da Tarde, aberto às 12h30 e fechado às 13h25. Reaberto às 18h10 e fechado às 18h30.
4. PROCEDIMENTO QUANTO AOS ATRASOS: Tolerância de 05 minutos e limite de 03 atrasos por trimestre, sendo que no 4º atraso será adotada a suspensão das aulas do dia seguinte.
III. INTERAÇÃO ESCOLA X FAMÍLIA: Uma das maneiras de fortalecer essa interação é através dos comunicados escritos, os quais o aluno deverá devolver o canhoto assinado pelos pais. Outra forma é pelo site do colégio: www.diocesano.g12.br, onde poderão acompanhar a rotina escolar do filho, no que se refere às ocorrências, a agenda diária e outros comunicados ou pelo telefone: 2107.4400.
Obs: O aluno só poderá ausentar-se do colégio durante os horários regulares de aula, mediante autorização escrita dos pais e/ou responsáveis.
IV. TAREFAS E MATERIAIS: São instrumentais necessários à aprendizagem. Quando o aluno reincidir em não realizar as tarefas e/ou não trazer os materiais solicitados pelo professor, poderá sair de sala para realizar as atividades pendentes (indicadas pelo professor da disciplina), sendo os pais solicitados a comparecerem ao Serviço de Orientação Educacional – SOE.
V. PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE E DOS MATERIAIS: É um modo de demonstrar consciência coletiva, contribuindo com a nossa saúde e preservação do meio em que vivemos. Manter a sala, os demais ambientes da escola limpos, preservar o próprio material, como também o do colega, o mobiliário e a estrutura do colégio, são deveres de todos. Entretanto, ao provocar situações que contrariem essa proposição, será adotada medida restritiva e se constatada a intencionalidade será adotado também o ressarcimento dos prejuízos causados.
VI. USO DO CELULAR: Não será permitido utilizá-lo em sala de aula e/ou outras dependências quando em atividades escolares. Por isso antes de adentrar a sala, desligá-lo e guardá-lo na mochila, a fim de evitar que seja recolhido pelo (a) professor (a) e que fique retido com a Coordenação Disciplinar por cinco dias úteis.
Obs.: Evitar trazer aparelhos eletrônicos, brinquedos e/ou jogos, sem a solicitação dos professores.
VII. CONVIVÊNCIA: Manter uma boa convivência é dever de todo cidadão. Portanto, é importante o respeito, a solidariedade e a tolerância. Ao perceber atitudes de agressão física (bater, chutar, tomar pertences) e/ou verbais (apelidar de forma pejorativa e discriminatória, insultar, constranger, zoar), comunicar imediatamente aos Professores e Auxiliar de Disciplina, bem como ao SOE e Coordenação Disciplinar. Em caso de brincadeiras de caráter agressivo e/ou agressão física, será adotada imediatamente medida restritiva compatível com a agressão.
Fraternalmente,
Edinelza Maria Macau Furtado