23.09.22

II Onu Intercorlegial da Rede Jesuíta de Educação promove debates e incentiva o Protagonismo Estudantil

O Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D teve a honra de sediar pela primeira vez a ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). Ao todo foram 141 participantes, entre atuais estudantes e egressos das escolas da RJE, pensando juntos soluções inovadoras e criativas para as problemáticas do mundo atual.

A II edição do evento aconteceu dois anos após o seu adiamento devido ao isolamento social causado pela pandemia da covid-19. Ainda que ocorrendo de forma híbrida, por questões de biossegurança, os estudantes e a equipe docente organizadora não escondem a empolgação de terem oportunidade de sediar esse belo projeto.

“Sediar a II Onu Intercolegial é uma grande honra. É um evento que reúne estudantes atuais e egressos, movidos pelos princípios e valores da Rede Jesuíta de Educação. Na intercolegial eles têm a oportunidade de escutar, responder, debater, argumentar e contra-argumentar sobre diversos temas, tornando a prática um exercício de Cidadania Global”, conta o professor do Ensino Médio do Colégio Diocesano São Francisco de Sales, Ailton Cerqueira.

Estudantes participam das discussões divididos por comitês

Para o Coordenador Pedagógico das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da nossa instituição, professor José Voste Lustosa Júnior, a participação na II ONU Intercolegial também reflete diretamente no desempenho dos estudantes nas avaliações e no próprio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Ao terem a oportunidade de participar, os estudantes são incentivados a usarem de seu protagonismo. São propostos debates sobre temas atuais, diferentes ideias e todo o viés que contribui para a formação integral e que dá repertorio para o processo de escolarização”, pontua o Coordenador.

A paixão pela simulação das Nações Unidas, somada ao incentivo ao Protagonismo Juvenil, resulta em um evento que é levado quase majoritariamente pelos próprios estudantes da Rede. Alguns deles com mais experiências na simulação nacional, outros pioneiros na ONU Intercolegial.

“É um evento extremamente importante, uma vez que é um exemplo claro do Protagonismo Estudantil. Só a preparação e leitura dos Guias de Estudo, por si só, já é algo muito enriquecedor. Ter a oportunidade de estudar e debater mais a fundo sobre as relações internacionais e políticas de cada pais, abre nossos olhos para como o mundo funciona. Vai além da nossa bolha”, ressalta João Victor Carvalho Sabry, estudante da 3ª série B do Ensino Médio do Diocesano.

Após três dias de intensos debates e momentos de descontração, a II Onu Intercolegial encerrou neste sábado, 24 de setembro de 2022, deixando um legado de integração entre as unidades da RJE e de exercício da Cidadania Global em sua mais plena forma.