12.04.21

Firmino Filho: exemplo de amor e dedicação

A cidade de Teresina se despediu na última semana de Firmino da Silveira Soares Filho, antigo aluno do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D e ex-prefeito da capital piauiense. Nascido em 16 de dezembro de 1963, Firmino tinha 57 anos e atualmente trabalhava no Tribunal de Contas da União (TCU), onde era servidor de carreira, desde o término de seu mandato como gestor da Capital em dezembro de 2020.

Firmino ingressou no D&D em 1971 para cursar o antigo 1º grau (1º e 2º ano do Ensino Fundamental) e aqui permaneceu até 1977, quando concluiu o 8º ano do Ensino Fundamental. Mudou-se então para Recife (PE), onde fez o Ensino Médio e iniciou o Ensino Superior. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), formou-se em Economia e, em seguida, obteve o título de mestrado nos Estados Unidos.

Mesmo anos depois de sua saída do Diocesano, Firmino continuou a ser figura presente dentro do núcleo de ex-alunos ao participar de eventos como os 110 anos do D&D. Carregou consigo os valores e aprendizados da Pedagogia Inaciana, sempre buscando ser mais para os demais: em seus 16 anos de dedicação como prefeito chegou a acumular prêmios por sua gestão, em especial, na área da Educação. Recebeu o prêmio de “Prefeito Amigo da Criança”, por 4ª vez, pelo planejamento e execução de ações e políticas que resultavam em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Para seus amigos e companheiros de turma, é impossível falar de Firmino sem falar de seu amor e compromisso por Teresina e seus habitantes. “Os anos de prefeitura mostraram toda a sua força, inteligência, honestidade e compromisso. Na pandemia da Covid-19, ele estava ao seu máximo. Foi, ao mesmo tempo, Prefeito e Secretário de Saúde. Estava enraizado de amor e apavorado com o sofrimento que a doença poderia causar aos teresinenses” afirmou Luiz Ayrton, amigo e antigo aluno do D&D.

A lembrança de um homem leal, não só as suas amizades, mas também ao que acreditava, também está presente no depoimento do ex-presidente do Núcleo de Ex-Alunos (Nex-Dio), Francisco Canindé Dias Alves. “Perdi um grande amigo, alguém que acreditou no meu potencial. Hoje me sinto órfão. No último ano, presenciei de perto a sua luta por tentar salvar vidas, mesmo tendo consciência que perderia parte de sua popularidade. Mas não titubeou em nenhum momento. Ele amava Teresina como poucos”, ressaltou.

Augusto Hildebaldo Soares de Oliveira, companheiro de turma durante os anos de D&D, lembra que o ex-gestor “era muito, muito preparado e comprometido”. A também companheira de turma e atual presidente do Nex-Dio, Mônica Mendes, afirma que “acompanhei com muita admiração sua trajetória como homem público”.

O amigo e companheiro de turma, Dr. Flávio Santos, que morou com Firmino durante sua estadia em Recife, lembra com carinho da empolgação e espirito de liderança do ex-prefeito para com a justiça social em Teresina. “Pude ser testemunha de uma inteligência privilegiada e uma pessoa humana ímpar. Quando iniciou na política, lembro-me dele dizer que nossa geração faria a diferença! Era um apaixonado por essa nossa Capital”, recorda.

Um grupo de antigos estudantes do D&D que estudaram com o ex-prefeito, o Grupo Reencontro, espalharam outdoors em mais de 10 pontos da cidade homenageando Firmino FilhoNeles, uma de suas frases mais marcantes: “Não vai ficar bom para ninguém, enquanto não ficar bom para todos”.

Seu legado de amor e carinho com a cidade e população estarão sempre vivos em cada espaço de Teresina, na sua esposa, Lucy Soares, e nos seus três filhos Barbara, Bruno e Cristina.

Celebração da Esperança

Nesta segunda-feira, 12 de abril de 2021, será promovida a missa de sétimo dia do ex-prefeito Firmino Filho. A celebração acontecerá às 18h, no canal do youtube do Padre Tony Batista