13.09.16

Exposição traz memórias de padre Florêncio

Documentos e objetos podem tocar as pessoas e despertar sentimentos que as levem a reviver situações do passado. Essa é a intenção da exposição “Memórias”, que exibe itens pessoais do padre Florêncio Lecchi, SJ. A mostra está disponível para apreciação até 29 de setembro, próximo ao laboratório de química do Colégio Diocesano. Para um dos curadores da exposição, professor Anderson Miura, a história do Colégio Diocesano se confunde, muitas vezes, com a trajetória do jesuíta, que dedicou mais de 50 anos à instituição. “Não tem como dissociar a escola da figura do padre Florêncio”, frisa. Além de Miura, o professor Moisés Rego também é curador da mostra, que foi montada com auxílio de Daniely Monteiro, Kátia Veloso, Patrícia Prado, Pedro Dantas, Cícero Andrade e Norma Nahmias.A inauguração da mostra aconteceu durante o evento de lançamento da biografia do padre Florêncio. O acervo é composto por fotografias, objetos pessoais e de trabalho, além de documentos oficiais, como passaporte e diplomas. Na data também foi posicionado um totem na entrada da escola onde o público pôde intervir respondendo a pergunta “o que aprendeu com teu mestre?”. Foram escritas várias mensagens sobre o que os ex-alunos aprenderam de mais significativo com o padre Florêncio. A exposição está sendo planejada desde o final de 2015. A proposta é também revitalizar o Memorial do Diocesano para deixar os objetos da mostra – e outros que não puderam ser expostos por falta de espaço – em exibição permanente no local.