05.03.21

Estudantes elegem líderes de turma nessa segunda-feira

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participam nessa segunda-feira, 8 de março de 2021, das eleições para definir quem serão os líderes de turma deste ano. A votação é uma das etapas do projeto Liderança Juvenil, que tem como objetivo promover a formação de homens e mulheres a serviço dos demais, a partir do desenvolvimento dos cinco Cs da Pedagogia Inaciana: conscientes, competentes, compassivos, comprometidos e criativos.

Para o ano de 2021, o processo eleitoral passou por algumas mudanças em razão da pandemia da covid-19 e dos modelos de aulas ofertadas (híbridas e remotas). “As eleições ocorrerão pelo Portal Moodle, assim como já acontece em outros colégios da Rede. Dessa forma, tanto os estudantes que estão no presencial como os que estão no remoto poderão participar”, pontua a psicóloga Lorenna Munise Santos do Nascimento.

Outra mudança é a ausência das chapas (anteriormente formada por quatro alunos) e a implementação das candidaturas livres, com as turmas podendo votar por uma dupla de estudantes para os postos de Liderança geral e Liderança cultural. “Nessa nova formação, não há mais hierarquia de líder, vice-líder e líder esportivo. O novo posto criado, de Líder cultural, deve pensar em atividades que integrem cada vez mais os níveis/séries e as demais unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE)”, ressaltou.

As eleições ocorrem durante toda a manhã com horários delimitados para cada turma, por meio do link que será disponibilizado. Os estudantes poderão optar por votar usando os tablets do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil – D&D ou pelo seu próprio telefone celular. Assim, não ocorrerá aglomerações e os itens de uso serão individualizados, diminuindo as chances de contágio.

Professor Cláudio Nunes faz mediação de debate com turma da 3ª série EM

Durante toda a semana, os candidatos participaram de debates mediados pelos seus professores da disciplina de história. Para o professor Cláudio Nunes, momentos como este são valiosos. “É uma ação de grande valor para o aluno e para a sociedade, pois daqui a pouco eles estarão nas universidades, ocupando diferentes profissões e até mesmo cargos políticos. Além disso, esse treino da escolha é extremamente valioso, uma vez que possibilita que eles tenham maior capacidade de discernir e fazer boas escolhas”.

Nessa perspectiva, o Projeto de Liderança Juvenil, e consequentemente as eleições para líderes de turma, incentivam que os estudantes utilizem suas habilidades para que, por meio do apoio, da colaboração, da compreensão das diferenças e o se fazer um com o outro, possam promover o serviço aos demais e para os demais.