07.07.23

Estudantes e egressos se reúnem para debater temáticas contemporâneas na 4ª edição da DIONU

Estudantes e egressos se reúnem para debater temáticas contemporâneas na 4ª edição da DIONU

Uma atividade diferenciada que contribui não só para o aprendizado, mas que também atua no desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Assim podemos definir o projeto “DIONU” – a Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) do Colégio Diocesano São Francisco de Sales, desenvolvida na instituição desde o ano de 2019.

A atividade que envolve estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além de estudantes egressos (em sua maioria responsáveis pela organização do evento), teve sua abertura realizada ontem, 06 de julho, no auditório Pe. Antônio Vieira, SJ. Na ocasião, compuseram a mesa de honra o Diretor Geral do Colégio, Professor Julival Alves; o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Professor José Voste; os secretários gerais Paulo Samuel e Maria Vitória; o representante do Senado, Aécio Dalton; a diretora da Agência de Comunicação, Lívia Furtado e a estudante Larissa Santos.

Em sua fala durante a solenidade de abertura, o Diretor Geral cumprimentou os estudantes pelo envolvimento nesse grande projeto. “Ver esse grupo privilegiado de alunos brincando de fazer coisa séria, discutindo problemáticas importantes, se colocando na condição de protagonistas ao pensar ‘e se fossemos nós, de fato, discutindo? E se fossemos nós tendo em mãos a responsabilidade de resolver determinadas questões? Como faríamos? ’ É algo extraordinário. Isso porque em um futuro não muito distante, a responsabilidade estará nas mãos de quem hoje está simulando. As experiências que vivemos são as causadoras das mudanças. São elas que nos movem de um estado de letargia para um estado de busca permanente e inquietude para mudar as coisas”, destacou Professor Julival Alves.

Esta 4ª edição da DIONU também é uma reafirmação de todas as práticas executadas na Onu intercolegial, realizada no ano passado, e conta com algumas novidades. “Temos a composição de novos comitês de estudo com temáticas mais recentes do contexto social. Também promovemos a criação do comitê Senado Federal, em que terá representação não só dos delegados, mas também de nossos estudantes representando cada Senador de cada unidade federação do Brasil”, pontua o Coordenador Pedagógico, Professor José Voste.

A participação na DIONU prepara efetivamente os envolvidos para se tornarem Cidadãos Globais responsáveis ​​e engajados, pois passam a obter uma compreensão mais profunda dos desafios globais e adquirem as habilidades necessárias para abordar ativamente questões internacionais no futuro. Ao se envolverem com os temas, ganham uma consciência mais ampla do mundo que habitam, desenvolvem uma compreensão mais profunda da geopolítica e cultivam o pensamento crítico e poder de análise.

Para o estudante da 2ª série EM e Delegado do Comitê Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Lucas Mosmann Carneiro, a participação na DIONU é uma forma de sair da zona de conforto. “Acho interessante esse debate de como resolver algum problema fora da sua realidade e contexto”. O mesmo sentimento é compartilhado pelo Redator da Agência de Comunicação (A.C), Daniel Carvalho Magalhães, que participa da simulação pela primeira vez. “Fui motivado pelo desejo de experimentar algo novo. Queria ver como se dava as discussões, as interações entre os países e os acordos internacionais”, conta o aluno da 1ª série EM.

O aluno egresso e mesa do Comitê Histórico da DIONU, Mario Martins Neto, conta que já participou de três simulações e que as participações deixam importantes marcas tanto para a vida acadêmica como pessoal. “É essencial conhecer a realidade de outros países e suas particularidades. Isso engrandece muita nossa jornada acadêmica e profissional. Além disso, uma das coisas que é consenso entre todos que já participaram é o fato de que as simulações ajudam bastante na nossa oratória, pois ela te exige isso”, destaca.

Confira abaixo o tema em discussão em cada Comitê da DIONU:

Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) – Conflito entre Rússia X Ucrânia (Em Língua Estrangeira Inglês)

Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) – Agenda para o desenvolvimento do Mercosul e da União Europeia (Em Língua Estrangeira Espanhol)

Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) – Crise no Sahel (África)

Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) – Reestruturação do Brasil em 1964.

SENADO FEDERAL – Amazônia em Debate: como conciliar a evolução com a dignidade (políticas públicas).

A.C. – Agência de Comunicação

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo