Estudantes do Terceirão retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira, 26
A segunda-feira, 26 de outubro, será de retorno para as turmas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano. A decisão está em conformidade com o decreto Nº 19.229, de 23 de setembro de 2020, que permite a retomada das aulas para esses estudantes, seguindo as recomendações e protocolos estabelecidos. O retorno presencial será opcional, com as aulas sendo transmitidas em tempo real para os estudantes da 3ª série EM que optaram por não retornar.
Para garantir o bem-estar de nossa comunidade acadêmica que se fará presente, foi desenvolvido internamente um plano de segurança com base nas recomendações de órgãos oficiais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Esse plano de segurança no retorno às aulas presenciais tem como premissas fundamentais: o cumprimento do distanciamento social, a higienização e sanitização de ambientes, as medidas de higiene pessoal e medidas de atenção e proteção individual e coletiva.
Segundo o diretor geral do Colégio Diocesano, padre Vicente Palotti Zorzo, SJ, o retorno acontecerá de maneira escalonada e cautelosa, uma vez que o vírus continua ativo. “Precisamos, como colégio e famílias, dar este passo (do retorno), sem baixar a guarda. Com cuidado e respeito, organizar os conhecimentos para que a avaliação do ENEM seja um momento favorável para ver o quanto aprenderam no Ensino Médio”, pontua.
Fortalecendo a parceria do Colégio com as famílias na atuação de combate e prevenção ao coronavírus, os pais e demais responsáveis dos estudantes responderam a uma consulta sobre a intencionalidade ou não de os estudantes retornarem às aulas presenciais nesse período. Os que escolheram retornar foram convidados a assinar um termo de consentimento e responsabilização com as normas de segurança definidas no protocolo. São normas que farão toda a diferença para que não haja casos de contaminação dentro das dependências do Diocesano, permitindo assim que todos estejam seguros e as aulas possam prosseguir dentro do planejado.
Acredita-se, ainda, de acordo com o diretor, que unindo os esforços de estudantes e professores, seja possível fazer-se o resgate dos aprendizados. “Os alunos devem assumir o desafio de, como intelectuais orgânicos, passar de um conhecimento tácito para um conhecimento explícito. Os professores são chamados a facilitar isto. Os próximos meses serão de grande valia para todos. Vamos com coragem e ousadia ascendendo os degraus um a um. Cada um deve dar o melhor de si”, afirma.
Os estudantes que estão em casa assistirão aulas simultâneas. O Colégio Diocesano montou uma estrutura para a transmissão de aulas híbridas, modelo adotado para esse momento de transição. Esse formato possibilita que os estudantes possam interagir uns com os outros e se comunicarem através do sistema televisivo e de áudio implementados dentro das salas de aula. O professor também poderá se comunicar com ambos os grupos de estudantes, proporcionando assim uma aula dinâmica e atrativa, com segurança para toda a comunidade educativa.
Os demais níveis de ensino, incluindo a Educação Infantil, continuarão com as aulas remotas enquanto o cenário da Covid-19 no estado do Piauí continua a ser avaliado e novos decretos devem ser estabelecidos.
Continue lendo
-
24.09.24
Diocesano recebe I Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pelo NAP
-
27.08.24
Manoel Nunes vence a categoria de votação popular do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
-
24.08.24
Estudantes do Diocesano recebem premiações da OBMEP durante cerimônia na UFPI
-
21.06.24
Estudantes do Diocesano participam de Programa de Iniciação Científica do IMPA