24.01.18

Educadores se qualificam em cursos de pós-graduação

Profissionais das escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) concluíram o ciclo de disciplinas do mestrado em Gestão Educacional oferecido pela RJE em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo (RS). De Teresina (PI), a diretora acadêmica do Colégio Diocesano, Margareth Santos, e a diretora geral da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), Rosemere Impéres, integram a turma que agora segue para a fase de pesquisas. Os alunos terão até outubro deste ano para concluir suas dissertações.A segunda turma da pós-graduação, cujas aulas se iniciam em março, conta com mais três colaboradoras da capital piauiense: Eva Barros, coordenadora pedagógica do Maternal I ao Infantil I na Educação Infantil do Diocesano; Cláudia Virginia, coordenadora pedagógica no Colégio Diocesano; e Dalva Rocha, diretora geral da Escola Padre Arrupe. A professora do Colégio Diocesano Jeanne Soares também iniciará o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), projeto em rede nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que no Piauí é sediado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).“Desde que conclui a graduação, tenho alimentado o sonho do Mestrado e quis o destino que isso acontecesse por intermédio da Rede Jesuíta”, ressalta Eva Barros. A educadora, que colabora na Educação Infantil do Diocesano há 14 anos, revela estar grata pela oportunidade de realizar esse sonho. A professora Jeanne Soares, há 5 anos na RJE, enfatiza que “o Mestrado será mais uma fonte de capacitação para o exercício pleno da docência no Ensino Fundamental por meio de novos conhecimentos e experiências”. Encerramento do ciclo de disciplinas Ao todo, foram 13 disciplinas no mestrado da RJE, abordando temas que vão desde história, políticas e legislação educacional até tecnologias digitais aplicadas à educação, totalizando três semestres letivos. Os estudantes tiveram aulas teóricas, presenciais e não presenciais, mas também atividades práticas e visitas de campo a outras instituições. Os mestrandos passaram ainda pelos testes de proficiência em língua estrangeira e pelos exames de qualificação de seus projetos, tendo sido todos aprovados.Além de um momento de confraternização, no encerramento desta etapa, houve, no Centro Cultural Cristo Rei (Cecrei), uma celebração eucarística presidida pelo padre Mário Sündermann, SJ, idealizador do projeto de formação que inclui ainda um curso em nível de especialização. Além dos educandos, estavam presentes os professores e coordenadores do programa de mestrado em Gestão Educacional da Unisinos.Na ocasião, Sudermann afirmou que essa turma “está nos dizendo que é possível fazer com que o sonho da companhia de sermos um corpo apostólico se manifeste junto aos nossos colaboradores, que vale a pena, que podemos seguir avançando mais”. Ele disse, também, que, além do conhecimento teórico e experiencial, “vocês fizeram um movimento de unidade da Rede entre vocês, porque vocês estão falando como Rede e não como unidades”.