02.03.21

Diozinho promove reflexão para o futuro com o projeto “Baú de memórias”

Dando continuidade às celebrações dos 18 anos da Educação Infantil do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil – D&D, amanhã, 3 de março de 2021, será promovida a cerimônia de Lacração do Baú de Memórias. O Projeto – lançado na Missa em Homenagem a São Francisco de Sales – consiste em uma atividade lúdica onde as crianças do Infantil 4 são incentivadas a preparar ou separar cartas, fotos e outros objetos que achem interessante compartilhar com as pessoas no futuro.

A ideia é que o Baú seja aberto daqui a dois anos, em 3 de fevereiro de 2023, quando a Educação Infantil completará 20 anos e os pequenos estarão no 1º ano do Ensino Fundamental, ou seja, em seu último ano no prédio localizado na Rua Benjamin Constant. Na ocasião, as cartas com suas memórias e os objetos serão retirados do baú para serem divulgados, promovendo a reflexão dos envolvidos sobre seus sonhos e desejos para o futuro.

Para a Coordenadora Geral do Diocesano Infantil, Professora Maria Luiza Ferreira, o projeto representa um marco referencial dos 18 anos, “considerando que a ação possibilita aos envolvidos procederem a um exercício de resgate e reflexão da memória, resultante das relações estabelecidas e experiências vividas atualmente e ao longo de todo este tempo, referentes ao Colégio”.

Ainda segundo a Coordenadora, espera-se que as crianças que participaram desta experiência revisitem com emoção suas lembranças provocadas pelas próprias experiências ou pelas vivências de seus grupos sociais, como a família e os seus colegas de aula. “Além disso, queremos proporcionar a eles o prazer de deixar o registro de suas memórias para apreciação e deleite de outras gerações”, pontua.

A sensibilização para o projeto “Baú de Memórias” envolveu contação de história, com os professores Fernando Muniz e Rejane Cardoso, caracterizados em roupas de época e apresentando a música oficial do Baú de Memórias. Na oportunidade, os estudantes foram orientados a escreverem mensagens que remetem ao amor à sua escola, relacionado com o presente ou também um desejo para a humanidade no futuro, seja para os professores e colegas de sala.

A coordenadora do segmento, professora Eva Barros, afirma que o feedback das crianças e famílias são os melhores possíveis. “As crianças estão empolgadas, aprenderam e fizeram a gravação da música. Algumas delas chegaram a ficar emocionadas. Os relatos e fotos enviados até agora demonstram que as famílias abraçaram a proposta e estamos felizes com isso”, ressalta a coordenadora.

A cerimônia de lacração do baú ocorrerá às 9h, no parquinho do Diocesano Infantil, para alguns convidados presenciais. Os demais poderão acompanhar todo o momento pela transmissão realizada através da ferramenta teams.

Confira as imagens da Lacração do Baú