17.09.21

Diocesano Infantil promove ação em alusão ao Ano Inaciano

Em alusão ao Ano Inaciano, que tem como intuito recordar os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, o Colégio Diocesano Infantil preparou algumas ações para serem desenvolvidas durante o período letivo. A mais recente delas ocorreu na última sexta-feira, 17 de setembro de 2021, com a culminância da “Peregrinação com Santo Inácio – Os Primeiros Passos com Inácio para Cristo”.

Ao longo de toda a semana, as crianças das turminhas do Infantil 2 ao 1º ano do Ensino Fundamental vivenciaram a cada dia – por meio de dramatizações, orações e espiritualidade –, alguns dos momentos mais marcantes da vida de Santo Inácio de Loyola: sua vida como Cavalheiro, a guerra da Pamplona, o abandono das suas armas e vestimentas de Cavalheiro aos pés de Nossa Senhora, a escrita dos Exercícios Espirituais e, por fim, a criação da Companhia de Jesus.

Na culminância dos cinco dias de ações, famílias, colaboradores e estudantes puderem recapitular o que foi apresentado na semana. Isso porque o capítulo “Fundação da Companhia”, interpretado e narrado pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, foi antecedido por uma dramatização de todos os demais momentos anteriormente vistos. Dessa vez, interpretados pela própria equipe de professores do Colégio.

Para a coordenadora pedagógica do 1º ano EF, professora Deborah Hellany, as crianças conseguiram captar a mensagem com facilidade. “Ficamos muito felizes em ver que as crianças recontam a história de Santo Inácio com a mesma facilidade com que contam um conto infantil. Para os pequenos, ele é um super-herói, um modelo a ser seguido na conexão com Cristo”, pontuou.

Para a Coordenadora Geral do Colégio Diocesano Infantil, professora Luiza Ferreira, aprender sobre a trajetória do padroeiro da Companhia de Jesus “é essencial para as crianças, que começam a dar seus primeiros passos na espiritualidade inaciana, possam entender a conduta que devemos ter para vivermos e desenvolvermos nossa espiritualidade”.

Concluindo o dia, estudantes, famílias e colaboradores de todos os setores participaram da Missa da Peregrinação Inaciana, celebrada pelo Capelão do D&D, pe. Anselmo Dias, SJ.