Diocesano dará continuidade à campanha de vacinação contra HPV

O Diocesano, tendo aderido à campanha do Ministério da Saúde para vacinação das adolescentes entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV (quadrivalente papilomavírus humano), disporá a 2ª dose da vacina na quinta-feira (30.10) nas alunas nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003.
A ampliação do Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina HPV no Sistema Único de Saúde (SUS) visa à prevenção do câncer de colo do útero, uma doença grave e que pode ser uma ameaça à vida.
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero é necessário tomar três doses da vacina contra HPV, seguindo esquema recomendado: a 1ª dose foi ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade no mês de março; a 2ª dose estará sendo administrada a partir desse mês de outubro; a 3º dose será administrada cinco anos após a 1ª dose.
A vacinação das alunas ocorrerá sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis, conforme documento recebido da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá devolver o canhoto enviado pelo colégio por meio das filhas, devidamente preenchido e assinado.