23.02.22

Crianças se despedem de mangueira do CDI

Uma mangueira que ficava localizada na área do parquinho do Colégio Diocesano Infantil precisou ser cortada após ser atacada por uma praga. Como parte da formação dos estudantes, as crianças puderam se despedir da árvore e deixar cartõezinhos de agradecimento pela sua existência, reforçando o cuidado com a nossa casa comum.

Em sala de aula, as crianças participaram de rodas de conversa explicando, de maneira lúdica e ilustrativa, o que aconteceu com a árvore, que ficou dodói, recebeu os cuidados necessários e (água, sol, solo fértil) e foi muito amada, mas mesmo assim não pode se recuperar. Assim, as crianças receberam a notícia de que a mangueira seria mais uma estrelinha com papai do céu, e que uma nova árvore seria plantada no local.

“Foi um dia especial para toda a comunidade educativa do Colégio Diocesano Infantil, pois realizamos a sensibilização com as crianças sobre a perda da nossa mangueira. Foi feito de maneira lúdica, com cartões para as crianças registrarem o seu carinho pela árvore, se despedindo e também agradecendo por tudo que ela proporcionou pra gente” explica a coordenadora pedagógica Déborah Helany.

Cada criança escreveu um cartãozinho para a mangueira na despedida dela, antes que fosse cortada para dar lugar a uma nova. “A mangueira está doente. A gente deu água, sol, mas infelizmente não deu certo e ela vai ser cortada. Eu vim aqui agradecer e dizer tchau para ela”, conta o pequeno Enzo.

Desgaste

Após ser detectado um buraco no tronco da mangueira, a equipe do CDI chamou um técnico da secretaria municipal de meio ambiente, que diagnosticou a necessidade de supressão total da árvore. “Houve um desgaste das paredes internas da mangueira que era irreversível. Por isso, fizemos estre trabalho com as crianças, de explicar que não foi possível curar a árvore, mas temos cuidado com nossa casa comum e vamos fazer a compensação, plantando uma nova árvore no mesmo local”, explica a analista ambiental Marta Maria de Oliveira Nascimento.