19.01.17

Conheça o patrono do Colégio Diocesano

Em 24 de janeiro é celebrado o Dia de São Francisco de Sales, patrono do Colégio Diocesano. Filho de família nobre, São Francisco de Sales nasceu em 1567, no castelo Château de Sales, Ducado de Saboia, na França. Para proporcionar-lhe uma boa educação, na intenção de que ele seguisse a carreira pública, seus pais o enviaram para o Colégio de Clermont, uma instituição jesuítica de Paris. Formou-se doutor em Direito Canônico e Civil pela Universidade de Pádua, na Itália, e voltou para a casa de sua família.Durante os anos de estudo, Francisco decidiu entrar para o sacerdócio. Mas ao voltar para casa, seus pais haviam lhe arranjado uma noiva e um cargo público no Senado do Reino de Saboia, e se opuseram ao desejo do filho. Apesar disso, ele estava decidido e foi ordenado padre. Em 1602 foi nomeado bispo de Genebra, na Suíça.Seus escritos se tornaram conhecidos pelo estilo e clareza. Por conta disso, São Francisco de Sales é patrono dos escritores e jornalistas. Também é patrono dos surdos, pois desenvolveu uma linguagem de sinais para ensina-los a doutrina católica. Junto com Santa Joana Francisca de Chantal, fundou ainda a Ordem da Visitação de Santa Maria.Francisco faleceu em 1622, vítima de um derrame, na cidade francesa Lyon. Seu corpo foi transladado para Annecy, onde foi enterrado em 24 de janeiro de 1623. Conhecido como o ‘Santo Cavalheiro’, por sua paciência e gentileza, foi canonizado em 1665. Também recebeu o título de Doutor da Igreja.