Concerto Didático encanta a comunidade do Diocesano

Difundir e popularizar a música instrumental de qualidade, tendo como público alvo os alunos do 7° ano do ensino fundamental. Com esse objetivo, o projeto Concerto Didático, realizado pelo Departamento de Arte do Diocesano, superou a meta e encantou toda a comunidade do Colégio.
Como metodologia para o desenvolvimento do projeto, o professor Gustavo Cipriano, idealizador do Concerto, optou por construí-lo em quatro momentos. O primeiro, apresentando aos alunos os instrumentos musicais e suas famílias, contextualizando a temática em sala de aula.
No segundo momento, os alunos visitaram o Palácio da Música de Teresina no dia 18 de setembro. Lá puderam conferir um ensaio musical e conhecer os aspectos arquitetônicos que levam um espaço a ser adequado para uma apresentação musical, como acústica e localização da cabine de som.
No momento seguinte, alunos, pais e funcionários, foram agraciados com um concerto didático realizado pela Banda Mestre Duda, dia 26 de setembro, no auditório do Diocesano. “No concerto todos conheceram a classificação e as famílias dos instrumentos musicais (Cordofones, Aerofones, Membranofones, Idiofones e Eletrofones) reconhecendo cada som a partir de repertório bem variado, que foi do erudito ao popular”, explica o professor.
Como última etapa do Projeto, o Diocesano teve a honra de receber a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), sob a regência do maestro Aurélio Melo, para a executar peças de forma didática. “Essa iniciativa do colégio é muito positiva, acaba ampliado as iniciativas culturais existentes em nossa capital. Essa é a primeira vez que a OST faz essa atividade em uma escola”, comemora Gustavo Cipriano.
Com fotos de: facebook.com/orquestrasinfonica.deteresina
Veja Álbum de Fotos