27.09.16

Companhia de Jesus realiza 36ª Congregação Geral

A Companhia de Jesus se prepara para a 36ª Congregação Geral (CG) que acontecerá no próximo dia 2 de outubro para decidir o sucessor do atual superior geral da ordem religiosa, padre Adolfo Nicolás, SJ, que anunciou em 2014 a intenção de renunciar ao posto. Em 476 anos de história, a Companhia teve 35 Congregações Gerais (CG). Uma CG é o órgão supremo dos jesuítas, convocada para tratar de assuntos importantes ou para escolher um novo superior geral, em caso de morte ou renúncia do anterior.Além disso, a ocasião também é um momento de debater a atuação dos jesuítas, na intenção de adequar a vida e missão da Companhia às necessidades atuais. A CG 36 tem como tema “Remando Mar Adentro”, inspirado na mensagem do papa Francisco no aniversário de 200 anos de restauração da Companhia de Jesus. Na ocasião, o pontífice animou os jesuítas incitando que remem a serviço da Igreja, seguindo a chamada de Jesus a seus discípulos “remar mar adentro”.Os provinciais de todo o mundo representam suas províncias na CG. “O provincial do Brasil é o padre João Renato Eidt, SJ, um catarinense que começou a missão em novembro de 2014”, esclarece o coordenador adjunto da Pastoral do Colégio Diocesano, padre Ednaldo Vieira. Outros delegados jesuítas da província, escolhidos em número proporcional, também participam da CG. A última CG aconteceu em 2008 e teve a presença do diretor geral do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ. Ele considera que a experiência é tão singular que deve ser vivida uma única vez. “A Congregação Geral é um momento importantíssimo na vida da Companhia, porque lá discutimos o futuro da missão”, ressalta. Na CG 36 são esperados cerca de 200 jesuítas. O encontro é realizado na Cúria dos Jesuítas, em Roma.Do Brasil quem vaiA Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) terá seis representantes na CG 36, são eles:

• Padre João Renato Eidt, SJ – Provincial da BRA
  • Ir. Eudson Ramos, SJ – Sócio do provincial, auxilia nas atividades e processos internos da BRA.
  • Padre Carlos Palácio, SJ – Colaborador na formação cristã do Colégio Santo Inácio e prefeito da Igreja Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ).
  • Padre Claudio Paul, SJ – Natural de Porto Alegre (RS), atualmente é diretor do Centro de Espiritualidade Pedro Arrupe (CEPA), em Havana (CUB), coordenador nacional das Escolas de Perdão e Reconciliação (ES.PE.RE.) e superior da secção de Cuba da Província das Antilhas.
  • Padre Elton Vitoriano Ribeiro, SJ – Professor de filosofia e diretor da biblioteca na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG), e consultor da BRA.
  • Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, SJ – Reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FUC), presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e coordenador do Fórum de Reitores de Instituições de Ensino Superior da Companhia de Jesus no Brasil (FORIES).

Acompanhe a 36ª CG!Acesse o site www.gc36.org assine a newsletter e receba o boletim de notícias da 36ª CG!