11.03.21

Comissão ajudará Companhia de Jesus a refletir o papel das mulheres na missão

Comissão ajudará Companhia de Jesus a refletir o papel das mulheres na missão

A Companhia de Jesus agora tem uma Comissão sobre a Função e Responsabilidades das Mulheres que ajudará a refletir o papel que as mulheres desempenham e o lugar que devem ocupar na missão, na perspectiva da colaboração e do estilo de Igreja que o Evangelho de Jesus nos propõe. O grupo foi nomeado em comunicação do Padre Geral Arturo Sosa, SJ, em ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2021. Essa comissão com mulheres das seis Conferências é o resultado de um esforço de muitas mulheres dentro da Companhia de Jesus, particularmente, do Grupo de Reflexão e Trabalho sobre Questões de Gênero, formado por mulheres e homens de algumas obras apostólicas das seis Conferências da Companhia de Jesus.

No comunicado enviado à toda Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa ressalta a importância do tema no mundo atual. “No atual corpo apostólico da Companhia de Jesus, cujo o modo de proceder se baseia no discernimento em comum, na planificação apostólica, na colaboração e no trabalho em rede, participam um grande número de mulheres. Abordar o tema da participação das mulheres desde a perspectiva de colaboração da missão é uma oportunidade para compreender mais profundamente até onde nos leva o Espírito e dar maior densidade a nossa vida, comprometida profundamente na missão da reconciliação e justiça de todos os nossos apostolados”, enfatiza na mensagem.

No seu comunicado do dia 8 de março, Padre Arturo Sosa lembra que “A Companhia e a situação da mulher na Igreja e na sociedade” é o título do Decreto 14 da 34ª Congregação Geral, promulgado há mais de 25 anos. O decreto reconhece que “também nos tornamos mais conscientes de que [esta questão] está no centro de toda missão contemporânea que procura integrar fé e justiça ” (nº 1). Já a 36ª Congregação Geral relaciona este tema à nossa missão, indicando como todos nossos apostolados “devem ser uma ajuda para a formação de homens e mulheres comprometidos com a reconciliação, que sejam capazes de superar os obstáculos que a ela se opõem e propor soluções ” (d.1, n. 34).

“É uma decisão ousada que nos permitirá avançar no compromisso de viver e promover a justiça e a igualdade tanto nas nossas obras como na Igreja e na sociedade”, diz a mensagem de Padre Roberto Jaramillo Bernal, SJ, presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), a todo o corpo apostólico da Companhia de Jesus na América Latina e Caribe.

Escreve ainda Padre Jaramillo: “Em resposta – como diz a CG 34 – pedimos primeiro a Deus a graça da conversão. Fizemos parte de uma tradição civil e eclesial que ofendeu as mulheres. Como muitos outros homens, temos a tendência de nos convencer de que o problema não existe. Mesmo sem perceber, temos sido cúmplices de uma forma de clericalismo que endossou o domínio convencional do homem com uma suposta sanção divina. Com esta afirmação queremos reagir pessoal e corporativamente e fazer o que estiver ao nosso alcance para mudar esta lamentável situação” (CG 34, D 14, nº 9).

A mensagem ainda enfatiza que “é urgente traduzir a teoria na prática, não só fora, mas também dentro da Igreja” (CG 34, D14, nº6). “Queremos comprometer-nos e encorajar todos os membros do corpo apostólico, mulheres e homens, a deixar-nos inspirar por esta iniciativa e a transferi-la para os nossos espaços de vida e ação, obras e províncias”, desafia o jesuíta.

Os objetivos da Comissão são avaliar a apropriação do Decreto 14 da 34ª Congregação Geral na vida e apostolados da Sociedade, avaliar a participação e a posição das mulheres em todos os níveis das instituições da Companhia de Jesus e em seu trabalho apostólico, fazer recomendações para os diferentes níveis de liderança da Companhia de Jesus, com base nos resultados do segundo objetivo, formular recomendações que permitirão a incorporação nas obras apostólicas de respeito mútuo, cuidado e a solidariedade entre homens e mulheres como dimensão integrante da forma de proceder, de acordo com os ensinamentos da Igreja e com que se pediu nas últimas Congregações gerais.

A Comissão sobre a Função e Responsabilidades das Mulheres está integrada por:

Donna Andrade – Fairfield, USA
Victor Assouad, S.J. – Conselheiro Geral, Roma
Michael Duffy – Universidad de San Francisco, USA
Maria Elissa (Melissa) Jayme Lao – Ateneo de Manila, Filipinas
Victor Edwin Joseph, S.J. – Vidyajyoti – Delhi, India
María de Carmen Muñoz – CINEP, Colômbia
Mary Sujita, SND – Bihar, India
Cecilia Vanneste – Ignatian Ap. Redes, Flandes, Bélgica
Catherine Waiyaki – CVX, Kenia
Simon Kuen-Sang Yi, S.J. – Centro Jesuita para Trabajadores Migrantes, Gimpo, Corea de Sur.


Confira os comunicados na íntegra

Padre Geral Arturo Sosa, SJ (clique aqui)
https://drive.google.com/file/…

Padre Roberto Jaramillo Bernal, SJ, presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL)
https://drive.google.com/file/…

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo