Avenidas levam os nomes dos padres Florêncio Lecchi e Humberto Pietrogrande

A antiga Avenida Marginal Poti Sul leva agora o nome de Avenida Padre Florêncio Lecchi, em homenagem ao trabalho do jesuíta à população de Teresina (PI).  A Avenida Padre Florêncio começa na rotatória das avenidas Marechal Castelo Branco e Barão de Castelo Branco, e termina no prolongamento da Gil Martins.  Padre Humberto Pietrogrande, SJ, também será homenageado e seu nome constará em uma das avenidas do bairro São Raimundo, na Zona Sudeste de Teresina.

Prefeito Firmino Filho e Cícero: homenagem
O amigo e secretário do padre Florêncio, Cícero de Andrade Silva, que o acompanhou por 30 anos, prestando assistência no Laboratório de Química do Colégio Diocesano, foi o escolhido para receber a placa simbólica da rua, durante cerimônia da Prefeitura de Teresina, que oficializou a mudança de nome. “Foi uma homenagem justa pelo trabalho prestado há muitas gerações de alunos”, afirma Cícero.
Também esteve presente a ex-aluna Kátia Maria Veloso Soares, que estudou no Diocesano de 1986 a 1993. “Padre Florêncio foi a presença do amor de Deus em nossas vidas. Os ex-alunos carregam um legado de fé e conhecimento”, conta. Kátia e mais cinco ex-alunos se revessaram para cuidar e dar assistência ao padre no hospital quando ele já estava muito doente. O jesuíta morreu em 29 de agosto de 2014, aos 86 anos.

Gardênia recebe placa na cerimônia
Outro importante jesuíta, o padre Humberto Pietrogrande, falecido no dia 5 de agosto, aos 85 anos, foi homenageado durante a cerimônia. Padre Humberto é o responsável pela criação da Fundação Pe. Antônio Dante Civiero (Funaci), referência na prestação de serviços de qualidade nas áreas da promoção humana e desenvolvimento social do Estado. Na cerimônia, para receber a homenagem estava Gardênia Maria Damásio de Oliveira, a atual superintendente da Funaci.
Na edição deste ano, o concurso cultural “Se Essa Rua Fosse Minha” homenageou 130 pessoas que desenvolveram trabalhos relevantes em suas comunidades, contribuindo com o desenvolvimento de Teresina. O projeto, que foi criado em agosto de 2013 pela Prefeitura, tem por objetivo nomear novas ruas e avenidas da cidade com nomes de personagens que fizeram parte da história da capital do Piauí.