Alunos premiados na OBR visitam escola em Cocal dos Alves

Os alunos Victor Hugo, do Colégio Diocesano, e Lya Thaylla, da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), ambas da Rede Jesuíta de Educação, visitaram a cidade de Cocal dos Alves. Eles acompanharam a Caravana Pense Piauí composta por profissionais de diferentes áreas, que tem como objetivo pensar estratégias de melhorias na educação, com vista ao desenvolvimento do Estado. Os profissionais se mobilizam para elaborar projetos tendo como base o trabalho desenvolvido em escolas públicas que são referências, como a Escola Estadual Augustinho Brandão.

A coordenadora de Tecnologia da Educação do Colégio Diocesano, Karla Giovanny, juntamente com o assistente da Direção, Tárcio Santos, e os alunos foram convidados em decorrência do trabalho desenvolvido com uso da tecnologia nos colégios. Lya e Victor, ambos cursando o Ensino Médio, foram representando as equipes Robotronic 2, do Diocesano e Alfa, da ESAR, que se classificaram na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto. As equipes seguem agora para a etapa nacional que acontecerá em Uberlândia, MG.
Cocal dos Alves está entre as 50 cidades que registraram os mais baixos níveis do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Mesmo com um nível tão baixo, a cidade se destaca na educação. Desde 2005, quando começou a ser feita a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, alunos do município participam da competição e conquistam medalhas. Na 10ª edição da Olimpíada (Obamep 2014), a Escola Augustinho Brandão ficou entre as que conquistaram o maior número de prêmios no país.