08.02.23

Aluno e professor do Diocesano concedem entrevista à Tv o Dia sobre projeto finalista na FEBRACE

Aluno e professor do Diocesano concedem entrevista à Tv o Dia sobre projeto finalista na FEBRACE

O projeto finalista na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia(FEBRACE) do aluno Gonçalo Ponte Leite, da 2ª série do Ensino Médio, e do analista de desenvolvimento maker, Victor Eduardo, foi destaque na manhã desta quarta-feira (08) no programa Bom dia News da TV O DIA. O software que está sendo desenvolvido é voltado para o monitoramento ambiental e é baseado em uma lei municipal que monitora o percentual de árvores em condomínios fechados. Esse monitoramento é feito manualmente e por isso pouco eficiente, pensando nisso o aluno desenvolveu um programa que automatiza a monitoração via satélite.

A apresentadora Vanusa Coelho falou durante a entrevista sobre a relevância da ideia desenvolvida por orientador e aluno e destacou ainda a grande utilidade pública do projeto que ganhou destaque em panorama estadual através da transmissão.

“Eu acredito que a própria prefeitura não tenha noção de quantas arvores e os tipos de arvores que nós temos na cidade. A engenharia, arquitetura e até o meio ambiente tem que agradecer o jovem Gonçalo que ainda no ensino médio é uma referência para o nosso estado e mostra a riqueza educacional que temos dentro da nossa cidade, um jovem que está só começando e ainda vai longe. ” Destaca a apresentadora.

O orientador Victor Eduardo ressaltou que foi através do trabalho desenvolvido em sala de aula que percebeu o talento do Gonçalo em programação e como já tinha pesquisas voltadas para o meio ambiente resolver propor a parceria para o desenvolvimento do aluno. “Eu notei no nosso aluno uma predisposição para tecnologia e eu já vinha com uma pesquisa na área de processamento de imagens onde me perguntei: será que não existem sistemas que poderiam extrair as imagens e fazer o monitoramento dessas áreas ambientais? Então me veio esse sistema do Google Maps que é gratuito e de fácil acesso. No início o projeto era somente para fins de conhecimento, mas como ficou bom e eu resolvi inscreve-lo na Febrace e chegamos aí até a final. ” relata.

Gonçalo Ponte foi questionado pela apresentadora sobre o porquê desenvolver o projeto e ele explicou como o programa pode ser usado facilmente e até aplicado de forma prática e facilitar fiscalizações em condomínios por parte da prefeitura ou até monitoramentos ambientais mais abrangentes. “A gente começou movido pela lei e percebemos que a fiscalização costuma ser manual e demorada, então com esse software a gente consegue fazer uma análise prévia de forma rápida e prática, já que conseguimos captar imagens de qualquer região, mesmo que distante. O nosso aplicativo tem essa função de identificar as árvores que podem ter diferentes colorações, então conseguimos saber quantos por cento de uma espécie tem a disposição no local analisado. ” explica.

A apresentadora Vanusa Coelho durante sua fala ainda parabenizou o excelente trabalho de iniciação científica realizado no Colégio Diocesano e convidou aluno e professor a retornarem ao programa após participarem da final da Febrace que acontece entre os dias 20 e 24 de março e reforçou a importância de que projetos como este cheguem ao conhecimento dos governantes de Teresina.

“Devemos parabenizar colégios particulares como este que investem no desenvolvimento humano. Para gente é um orgulho ter vocês aqui! Eu acho que a comunicação tem que trabalhar o que é bom e o nosso Bom dia trabalha o que é bom porque a gente acha que o crescimento de uma nação só vai com educação e educação só vai para frente quando a gente valoriza mentes brilhantes. Eu gostaria que depois que vocês voltassem dessa feira voltassem também aqui no Bom dia para falar sobre essa experiência, e bater na tecla para que as autoridades vejam e busquem esses talentos que temos por que nós como população só temos a ganhar. E cabe sim aos nossos governantes para darem apoio. Parabéns a todos que incentivam os nossos jovens a mudar o que precisa ser mudado. ” Finaliza a jornalista.

A entrevista na íntegra está disponível na TV Diocesano, acompanhe:

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo