04.10.22

Ações de valorização à vida marcam o mês de setembro no D&D

Ao longo do último mês, a comunidade educativa do Colégio Diocesano São Francisco de Sales & Diocesano Infantil – D&D esteve envolvida em ações da campanha “setembro amarelo: mês de valorização à vida”, uma iniciativa da Campanha do Cuidado e Valorização à Vida, em parceria com o Setor de Psicologia Escolar e Educacional (SEPE).

Para atender a todos os públicos envolvidos – famílias, estudantes e colaboradores – foi organizado um calendário de atividades que instigasse os participantes na reflexão sobre a importância do diálogo e a saúde das relações, seja ela entre amigos, família ou conhecidos.

Dentre as ações, estudantes do Ensino Médio organizaram o Dia do Abraço Grátis, uma acolhida especial para alunos e colaboradores nas entradas do D&D. Já em um segundo momento, entraram em sala para falar sobre os sentimentos para os pequenos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“O Setembro Amarelo foi bastante movimentado e repleto de inovações. Como é meu último ano como aluna, participei bem intensamente. Meus colegas e eu demos uma aula aos pequenos do 3º ano do Ensino Fundamental e foi incrível olhar nos olhos das crianças e ver a magia da empolgação. Foi uma experiência inesquecível”, pontua Janaina Vitória, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

crianças participam de atividade desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio

Para as famílias D&D foi promovida uma roda de conversa com os responsáveis do Infantil 1 à 3ª série do Ensino Médio, onde foram compartilhados depoimentos e experiências sobre a importância do diálogo entre pais e filhos. Na ocasião, foi também exibido um curto vídeo do trabalho feito em rodas de conversa desenvolvidas pela SEPE com os estudantes.

Os colaboradores, por sua vez, receberam acompanhamento por meio do Projeto ComSentimento, que atende os colaboradores a partir de demandas livres ou através de agendamento; além da promoção de conversas sobre a temática, realizadas em diferentes turnos.

Para a psicóloga Lorenna Munise, liderança da SEPE D&D, a campanha pela valorização à vida deve ser sempre reforçada. “Infelizmente temos índices crescentes de ideação suicida, e até mesmo confirmação do ato, em todo o mundo. Logo sentimos necessidade de potencializar ações que venham prevenir esse comportamento autolesivo”, afirma.

Conheça abaixo algumas indicações de contatos de redes de apoio em Teresina:

CVV: 188;

Provida: 86 995771567;