Delegação do Colégio Diocesano participa da IV ONU Intercolegial no Colégio Santo Inácio, em Fortaleza
Na manhã de terça-feira, 15 de setembro, estudantes de 13 unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participaram da cerimônia de abertura da IV ONU Intercolegial, realizada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em Fortaleza (CE). Entre os participantes estão cinco estudantes do Colégio Diocesano. A programação segue até sexta-feira, 18 de setembro, com atividades de debate e formação.
Representam o Colégio Diocesano na experiência os estudantes Ana Maria Aragão e Luciana Santana, da 1ª série C; Calebe Sobrinho e Carlos Gabriel Santos, da 1ª série B; e Cecília Negreiros, da 2ª série A. Eles participam das atividades acompanhados pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Daniely Monteiro.
A mesa de abertura contou com a presença do diretor-presidente da RJE, professor Fernando Guidini; do diretor-geral do Colégio Santo Inácio, anfitrião do evento, Edson Pedroso; da assessora pedagógica da RJE, Ana Loureiro; do diretor do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), José Milton; e das secretárias-gerais do evento, Clara Ventura e Julia Joca.
Em seu discurso, Guidini destacou a participação dos estudantes e o caráter formativo da experiência. “Tenho a certeza de que, ao se envolverem em um projeto de tamanha importância, além de todas as aprendizagens adquiridas, sairão daqui mais fortalecidos e seguros quanto à sua caminhada futura, conscientes da responsabilidade que cada um de nós temos, como cidadãos, como homens e mulheres de valor, cristãos, na construção de um mundo mais justo e reconciliado”, afirmou.
A IV ONU Intercolegial acontece em um ano significativo para a Rede Jesuíta de Educação, que iniciou um novo ciclo de planejamento estratégico com horizonte até 2032. Em seu discurso, Guidini relacionou a experiência ao 3º Identificador Global dos Colégios Jesuítas: “Os Colégios Jesuítas estão comprometidos com a Cidadania Global”.

Para o diretor, essa perspectiva parte do reconhecimento de uma responsabilidade compartilhada pela humanidade. Ela envolve compreender e respeitar a diversidade de culturas, além de desenvolver uma consciência sobre as injustiças sociais em uma perspectiva global.
Após a cerimônia de abertura, a programação seguiu nas dependências do Colégio Santo Inácio, com duas sessões de debate. Nos dias seguintes, serão realizadas novas sessões, coletivas de imprensa e outras atividades que integram a simulação. O encerramento da IV ONU Intercolegial está previsto para a tarde de 18 de setembro, novamente na Assembleia Legislativa do Ceará.
A experiência proposta pela ONU Intercolegial envolve os estudantes desde a preparação. O guia de estudos, as regras, os temas dos comitês e a organização do secretariado e das direções são definidos de forma colaborativa entre estudantes e educadores.
Durante os debates, os participantes desenvolvem organização, concentração e argumentação para defender os interesses dos comitês e países representados. A experiência também estimula a comunicação, a escuta e o equilíbrio diante de opiniões divergentes, sempre com respeito às regras estabelecidas para a simulação.
Fonte: Rede Jesuíta de Educação
Continue lendo
-
14.09.26Colégio Diocesano registra aumento de 166% nos classificados para 2ª fase da Olimpíada de Ciências
-
08.09.26Estudantes do Colégio Diocesano participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Química 2026
-
04.09.26Agosto Lilás: Colégio Diocesano promove palestra sobre combate à violência contra a mulher
-
01.09.26Quatro décadas de missão: Diocesano homenageia colaborador por 40 anos de serviço