Estudantes do Diocesano participam da 8ª edição do Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação

Após nove dias de convivência, partilhas e reflexões, chegou ao fim a 8ª edição do Encontro de Formação Integral (EFI) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), realizada entre os dias 6 e 15 de outubro, na Casa da Juventude Joanin Rosseti, em Vila Oliva (RS).
A experiência reuniu 73 estudantes do Ensino Médio, de 14 unidades da Rede, acompanhados por nove ex-alunos monitores e 19 educadores. Representando o Colégio Diocesano, participaram os estudantes Max Benedito e Isabelle Maria (1ª série) e Sophia Nery e João Marcos Rios (2ª série), além da psicóloga escolar Lorenna Musise.
Em um ambiente de escuta, partilha e amizade, os jovens foram convidados a olhar para dentro, reconhecer seus dons e discernir caminhos para a construção de um projeto de vida com sentido e serviço. “Pensar e projetar esse espaço de formação integral envolvendo um conjunto de estudantes da nossa Rede significa vivenciar o projeto da Rede Jesuíta de Educação naquilo que compreende uma formação para toda a vida. Por meio da experiência de Inácio e da nossa Pedagogia Inaciana, acompanhamos ao longo desses dias jovens em seus projetos de vida, de forma que façam escolhas que estejam a serviço da missão. Que as lideranças que forem sendo formadas ao longo desses anos sejam realmente transformadoras”, destacou o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.
O estudante João Marcos Rios, da 2ª série, relatou que o EFI foi uma experiência única e transformadora. “Para mim, o EFI foi muito especial! Lá pude conhecer pessoas incríveis, com quem construí amizades que pretendo levar para a vida toda. Além disso, tive uma conexão com Deus que acho que não vou encontrar em nenhum outro lugar”, compartilhou.
Para Lorenna Musise, do setor de Psicologia do Colégio Diocesano, o EFI é uma vivência transformadora para todos os participantes. “Essa foi minha sexta participação, e sempre me impressiono com a potência desse Encontro. Nele é possível visualizar o tripé da formação integral acontecendo — em poucos dias, os estudantes ampliam suas capacidades cognitivas, socioemocionais e espirituais”, afirmou a psicóloga.
Inspirado no curso colombiano Taller Arrupe, promovido pela Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), o EFI é fundamentado na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana, com foco no autoconhecimento, discernimento, liderança, espiritualidade, colaboração e compromisso com o outro.
Durante o Encontro, os jovens participam de exposições, dinâmicas e momentos de reflexão, à luz dos Exercícios Espirituais e da vida de Santo Inácio de Loyola, em uma linguagem especialmente adaptada aos adolescentes entre 14 e 17 anos. Os temas trabalhados incluem autoconhecimento, liderança, oratória, sustentabilidade, comunicação, condições de trabalho no Brasil, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural.