24.01.16

2 anos de muita música com a Banda do Diozinho

A Banda do Diozinho completa dois anos. Ela surgiu em 2013 como uma homenagem aos alunos no Dia das Crianças, no Diocesano Infantil. A ideia era instigar os pais sobre como homenageariam os filhos. Apoiados pelo Colégio, aceitaram o desafio e se apresentaram. Foi o início do projeto que atua nas principais festividades do calendário escolar. Atualmente, a banda é composta por 13 integrantes, sendo sete vocais, guitarra, violão, clarinete, saxofone, baixo e bateria.
O professor de música do Diozinho, e pai dos alunos Heitor Lemos Moura Ferreira, do Maternal I, e Ana Clara da Silva Ferreira, que cursa a 1ª série do Ensino Médio, Fernando Ferreira, diz que a banda proporciona um espaço de partilha. Segundo ele, o repertório é eclético e trabalha desde canções folclóricas infantis até o pop rock.

Banda é uma parceria entre escola e família
O diretor do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ,  ressalta a importância desse projeto na relação entre família e escola: “É um encontro produtivo que beneficia as crianças e fortalece vínculos, auxiliando na construção de um espaço escolar leve, animado e artístico”.
A Banda do Diozinho também possibilita novas experiências para os pais. Para Sérgio Antônio Lemos, pai dos alunos Amanda Maria Fontilene, do Maternal II, e Sérgio Fontilene, do 1º ano do Ensino Fundamental, e baterista da banda, o projeto está ajudando seu desempenho como músico e possibilitando o estudo de novos ritmos. “Acho importante o projeto porque gera interação. Seria interessante para todas as escolas”, afirma o integrante que toca bateria desde os 14 anos.
Conforme a professora Jovina Nascimento, coordenadora da Educação Infantil, a escola busca a interação com os pais dos alunos, oferecendo momentos com a família para orientação e o suporte  referente ao acompanhamento do desenvolvimento da criança. “Consideramos  de grande importância  a parceria escola – famlia, pois só assim será possível o desenvolvimento  das habilidades e das competências da criança de forma plena”, ressalta Jovina. De acordo com a professora, no Colégio há sempre a preocupação em desenvolver projetos que incluam a família. Já estão em fase de definição de novos projetos e a incrementação dos já existentes, e, com certeza, as famílias serão beneficiadas.
Alessandra Brandim, vocalista e mãe da aluna Tarsila Brandim de Sabóia, do 1º ano do Ensino Fundamental, entrou na banda por influência do marido Ubiracy Sabóia, saxofonista do grupo, e afirma que é gratificante ver a empolgação da filha nas apresentações e a evolução da banda. “A banda evoluiu bastante, principalmente o vocal”. Alessandra conta que, no início, o vocal era tímido, até nos ensaios com o professor Fernando. “Hoje aprendemos com mais facilidade as letras. A expectativa é sempre agradar as crianças, observar os rostinhos curiosos e atentos”, afirma a vocalista, que pensa em estudar violão.
Segundo Fernando, para integrar a banda, que está aberta a novas adesões, basta ter aptidão musical e disponibilidade para ensaios. Os pais de alunos do Diozinho interessados em participar devem entrar em contato com a Coordenação Pedagógica do Diocesano Infantil.

A importância no fazer pedagógico

No Diocesano Infantil, a banda formada pelos pais, além de garantir às crianças a apreciação musical, oferece também, o suporte na culminância dos projetos didáticos, buscando a contextualização das temáticas a partir da escolha do repertório musical.
O surgimento da banda é resultado da parceria entre escola e família, e vem fortalecendo o vinculo afetivo, propiciador do desenvolvimento e da aprendizagem da criança. O projeto ajuda no desenvolvimento de habilidades infantis, em relação à expressividade musical e a arte cultural. Pois, a música no contexto educacional compõe-se de conhecimento e linguagem expressiva, que retrata a cultura de um povo.
[srizonfbalbum id=141]