A) SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO

Para garantir o cumprimento de sua missão e a formação integral de nossos estudantes (cognitiva, socioemocional e espiritual religiosa), o colégio conta com 5 equipes multiprofissionais, compostas, cada uma, por 1 Coordenador Pedagógico, 2 Auxiliares de Coordenação, 1 Orientador Educacional e 1 Pastoralista. Cada equipe atua junto aos professores, estudantes e famílias de seus respectivos segmentos (2º e 3º anos, 4º ao 6º ano e 7º ao 9º ano do ensino fundamental; 1ª e 2ª séries e 3ª série do ensino médio), de modo a garantir o acompanhamento próximo e frequente dos processos pedagógicos e o cuidado com as pessoas (Cura Personalis). Liderados pela Diretoria Acadêmica do Colégio, cada serviço tem como missão:

  1. Serviço de Coordenação Pedagógica – assegurar um acompanhamento efetivo dos processos de ensino e resultados de aprendizagem e um melhor atendimento e apoio aos estudantes, famílias e professores;

  2. Serviço de Orientação Educacional (Psicólogos e Psicopedagogos) – atender, de forma individualizada e coletiva, os estudantes e as famílias, em suas necessidades de orientação e acompanhamento, a fim de assegurar as intervenções necessárias ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional de cada estudante;

  3. Serviço de Pastoral – desenvolver ações de formação espiritual-religiosa para os estudantes e suas famílias, como encontros de formação espiritual e preparação para os sacramentos de iniciação cristã, e realizar atendimento e acompanhamento individualizado de apoio espiritual a estudantes, familiares, professores e demais colaboradores do colégio.


B) SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR

O clima institucional de um colégio jesuíta constrói-se a partir do que chamamos “modo de proceder” e observa-se cotidianamente na convivência e na interação entre os diversos membros da comunidade. O Serviço de Convivência Escolar trabalha para assegurar a boa convivência no ambiente da escola, colaborando nas relações interpessoais entre estudantes, famílias, docentes e demais colaboradores.


C) O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O Projeto Educativo do Colégio Diocesano, de base humanista, é fundamentado nos conceitos da educação jesuítica, pautado na Formação Integral de Excelência (cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa) e nos desafios atuais da sociedade brasileira e mundial. Nesse processo, o sistema de avaliação assegura o acompanhamento da aprendizagem do estudante para que se torne apto ao exercício pleno da cidadania e ao sucesso acadêmico e profissional almejado.

Palestras com profissionais e ex-alunos da instituição, visitas a instituições de ensino superior, além de um atendimento personalizado do Serviço de Orientação Educacional, permitem que a escolha da profissão seja uma experiência gratificante.

Por meio de serviços de apoio pedagógico, monitoria e atendimento educacional especializado, asseguramos a todos os estudantes as condições favoráveis ao desenvolvimento de suas habilidades e competências.


D) LABORATÓRIO DE APRENDIZAGENS VIVENCIAIS

E) O CORPO DOCENTE E A ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

O colégio possui um excelente corpo docente, formado por profissionais qualificados e com experiência comprovada e, para garantir sua permanente atualização, investe em formação continuada com profissionais de reconhecimento nacional e internacional.


F) PROJETOS CURRICULARES – EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PROMOVIDAS NO DECORRER DO ANO LETIVO


G) SERVIÇOS COMPLEMENTARES À FORMAÇÃO INTEGRAL

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina Jesuit Schools Network. CPAL - Conferencia de Provinciales Jesuitas en América Latina. Jesuit Education Jesuit European Committee for Primary & Secondary Education – JECSE. World Union of Jesuit Alumni Federación Internacional de Fe y Alegría Flacsi | Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús The Jesuit Curia in Rome