08.02.18

Participe da Olimpíada Canguru de Matemática!

Preparados para a Olimpíada Canguru de Matemática? A Coordenação de Projetos Complementares e o Departamento de Matemática do Colégio Diocesano convidam os alunos a participar. Todos os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio estão automaticamente inscritos na competição. As provas serão aplicadas no dia 15 de março, nos turnos manhã e tarde. O Diocesano participa da competição desde 2016. “Em 2017 aumentamos as premiações e participações em quase 50%”, destaca o coordenador do Departamento de Matemática, professor Teotônio Vieira. “Os expressivos resultados anteriores demonstram que estamos no caminho certo para, cada vez mais, proporcionarmos uma aprendizagem de excelência aos nossos alunos”, avalia o coordenador de projetos complementares, José Voste. Segundo Voste, a Olimpíada Canguru de Matemática “é uma competição muito interessante e diferente, pois funciona como uma espécie de jogo que se estende aos estudantes de 7 a 18 anos”. O concurso propõe a resolução de 24 ou 30 questões objetivas, a depender do nível de ensino, que devem ser resolvidas em até 1 hora e 40 minutos. Para o coordenador do Departamento de Matemática, a participação dos alunos traz como contribuição a possibilidade de “aumentar o nível de conhecimento em matemática”. Além de permitir que os estudantes testem e potencializem os saberes adquiridos durante o percurso acadêmico, Voste considera que a competição é “um momento ímpar para revelar talentos e, acima de tudo, mostrar que a matemática não é uma disciplina difícil, mas sim prazerosa e que faz parte do nosso cotidiano”.É possível obter informações sobre a Olimpíada Canguru, ou sobre outras competições de conhecimento, por meio dos professores do ensino regular e dos monitores do Serviço de Apoio Pedagógico e Monitoria. “O Colégio oferece profissionais capacitados para prestar orientações, tirar dúvidas e qualificar melhor os alunos”, ressalta Voste. “Esses professores estão à inteira disposição dos estudantes para atendimento personalizado e diferenciado”, complementa.