Papa institui o dia mundial de oração pelo cuidado da criação

O Papa Francisco instituiu o dia mundial de oração pelo cuidado da criação, que se celebrará no dia 1º de setembro, em concomitância com o análogo dia da Igreja ortodoxa.  A iniciativa – explicou o Pontífice numa carta aos cardeais Turkson e Koch – inclui a sugestão expressa pelo metropolita Ioannis de Pérgamo por ocasião da apresentação da encíclica Laudato si’ e visa suscitar nos fiéis «uma conversão espiritual profunda» como resposta à atual crise ecológica.
O dia – escreveu Francisco – “oferecerá a cada fiel e comunidade a preciosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardiães da criação, elevando a Deus ações de graça pela obra maravilhosa que ele confiou aos nossos cuidados, invocando a sua ajuda pela proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo no qual vivemos”.

Além disso, a coincidência com a data na qual também os ortodoxos rezam pela criação será “uma ocasião profícua para testemunhar a nossa comunhão crescente”, num tempo em que “todos os cristãos enfrentam idênticos e importantes desafios, aos quais, para resultar mais críveis e eficazes, devemos dar respostas conjuntas”. Eis então os votos para que a celebração “possa envolver, de qualquer forma, também outras igrejas e comunidades eclesiais”. (Fotos e textos  L’Osservatore Romano)

Carta do Papa

Faça seu momento orante pelo cuidado da criação