MAGIS Nordeste 2014 reúne jovens em Teresina

Na celebração de um ano da realização do MAG+S Brasil 2013, a Rede Inaciana de Juventude da Província Brasil Nordeste promoveu, entre os dias 25 e 27 de julho, em Teresina/PI, o MAG+S Nordeste.
O encontro que reuniu 150 jovens do Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Ceará e Piauí teve como objetivo proporcionar o reencontro da delegação Brasil Nordeste que participou ou colaborou no voluntariado do evento MAGIS em 2013, reunindo também as lideranças jovens que estão envolvidas na missão com a Companhia de Jesus, coroando assim o evento que marcou a vida de muitos jovens.
O início o MAG+S Nordeste
O MAG+S Nordeste teve início na manhã do dia 25 de julho, quando o Colégio Diocesano, acolheu jovens e jesuítas que chegaram para o encontro. Os peregrinos foram acolhidos oficialmente pelo Ir. Raimundo, diretor do colégio, pelo Pe. Jonas Caprini, coordenador geral do evento, e pelos jovens Alaison e Netinha, integrantes da coordenação do MAG+S.
Em sua fala o Ir. Raimundo recordou que “para os jesuítas o mundo é sua casa e que sendo assim o Colégio Diocesano, de Teresina/PI, se faz, nos dias do MAG+S, a casa dos/as jovens”.
Após a abertura oficial os peregrinos realizaram um passeio turístico pelo centro de Teresina. No passeio tiveram a oportunidade de conhecer mais a cultura local e alguns pontos turísticos da capital piauiense.
Na sequência os participantes tiveram a oportunidade de fazer memória do MAG+S Brasil. Segundo a jovem Tarimis, de Teresina/PI, esse momento, “foi tempo de relembrar o MAG+S, as experiências vividas, os lugares que conhecemos e as pessoas com quem convivemos durante esse tempo”.
Na noite desse primeiro dia de MAG+S, junto com a comunidade teresinense, os peregrinos alimentaram sua espiritualidade com a Oração de Taizé. Para Marco Venâncio, do Espírito Santo, “a experiência do lucernário foi o auge da celebração da fé dentro do MAG+S Nordeste nesse primeiro dia. Sendo tempo de saborear a paz que viemos buscar. Além de levar a aprender mais com o silêncio, lugar de encontrar consigo e com Deus. Uma experiência sem igual.”
Após a oração os participantes seguiram para o sítio do Colégio Diocesano, onde as atividades do MAG+S seguiram final de semana adentro.
 partilha e o compromisso
O segundo dia do MAG+S Nordeste foi embalado pela partilha da vida e pelo compromisso com a juventude.
As atividades se iniciaram com uma oração comunitária seguida de oração pessoal onde os peregrinos foram motivados a rezar os dons e talentos que possuem para colocá-los a serviço dos outros.
Na manhã desse segundo dia do MAG+S os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais os trabalhos realizados com juventude nas várias localidades onde os jesuítas da Província Nordeste estão vivendo a missão de defender a fé a promover a justiça. Cada delegação apresentou os trabalhos realizados com jovens em seus estados. Para o Ir. Dhekson, SJ “conhecer os trabalhos realizados com a juventude é importante, porque entramos numa sintonia de trabalho, além de ser uma oportunidade de trocar experiências e atividades.”
No período da tarde os participantes do MAG+S realizaram uma roda de conversa com o Pe. Miguel, provincial jesuíta da Província Jesuítas Brasil Nordeste, e com o Pe. Jonas Caprini, que coordena o trabalho com juventude e vocação no Brasil.
Na conversa com os jovens o Pe. Miguel partilhou sua história de vida e sua vocação e a partir de seu testemunho motivou os jovens no serviço à juventude. Já o Pe. Jonas apresentou aos jovens o projeto MAG+S, de serviço à juventude da Companhia de Jesus no Brasil.
Já na noite desse segundo dia de MAG+S os participantes do MAG+S tiveram a oportunidade de conhecer mais a cultura nordestina através de apresentações preparadas por cada delegação.
Para o jesuíta Isaías a noite cultural teve a música como o grande destaque “que revelam as belezas das nossas culturas.” Ele encerrou sua partilha frisando: “foi uma confraternização muito gostosa de celebrar e viver”.
Encerramento do MAG+S Nordeste
Na celebração da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus se encerrou o MAG+S Nordeste 2014. Celebração que culminou tudo o que foi vivido e partilhado durante o encontro.
 Além da celebração eucarística o último dia do MAG+S foi dedicado à escuta da juventude. Os jovens tiveram espaço para dar sua contribuição para a missão da Companhia de Jesus junto à juventude e, reunidos em grupos de trabalhos, puderam dar sugestões. Para a jovem Gabriela, do Espírito Santo, “a partilha foi espaço de conhecer as realidades diferentes no trabalho com juventude e a partir daí dar sugestões para potencializar esse serviço.”
 Depois da escuta da juventude foi celebrada a vida da juventude na celebração da Eucaristia que encerrou oficialmente o MAG+S.
[srizonfbalbum id=13]