10.03.18

Evento da ANEC discute a BNCC no Colégio Diocesano

O Colégio Diocesano sediou na manhã deste sábado, 8, o Dia ANEC 2018. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o evento reúne todas as escolas católicas do estado para momentos de reflexão e troca de experiências, realizando a comunhão entre professores das escolas católicas de educação básica.”O objetivo do evento é favorecer, cada vez mais, a união das escolas católicas do Piauí, seja para o fortalecimento da identidade católica, seja para o cumprimento de nossos ideais”, afirma a conselheira representante do Conselho Estadual da ANEC Piauí, Irmã Maria das Graças Ferreira. O Dia ANEC foi realizado pela primeira vez no estado em 2017. “É uma data importante para pensarmos juntos em estratégias que respondam aos novos desafios”, avalia o diretor do Colégio Diocesano, padre Vicente Zorzo, SJ.Durante os momentos de formação, partilha e espiritualidade, os presentes assistiram a uma palestra ministrada pela gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, professora Roberta Guedes, sobre o tema deste ano: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio.Segundo Roberta, para falar de BNCC é necessário reconhecer primeiramente que cada estudante é um ser singular. “Portanto, cada indivíduo aprende de forma diferente”, conclui. “A BNCC propõe colocar o aluno no centro do processo”, esclarece. A proposta da BNCC de desenvolver os conteúdos de forma interligada está em harmonia com o cotidiano dos estudantes. “A nossa vida, por si, já é interdisciplinar. Quando fazemos dessa forma, trabalhamos uma aprendizagem significativa e é isso que faz toda a diferença”, explica.A palestrante enfatiza que as instituições de ensino católicas devem oferecer muito mais do que uma formação acadêmica excelente. “A excelência acadêmica é o mínimo que se espera de uma escola católica”, aponta. Ela ainda destaca a importância de que as instituições católicas atuem em sinergia. “Não somos concorrentes”, salienta. O evento foi finalizado com uma celebração eucarística na Capela do Colégio Diocesano.