17.10.20

Estudantes participam da 15ª ONU Colegial do Colégio Santo Inácio (RJ)

Estudantes do Colégio Diocesano estão entre os 100 delegados da 15ª edição da ONU Colegial, promovida pelo Colégio Santo Inácio (RJ). São eles os alunos Moria Martins Lima, Amadeu Mariano de Moura Neto, Iara Lua Castelo Branco Vasconcelos, Paulo Renato Rodrigues de Melo, Nair Mendes da Rocha, Lara Giovanna Fernandes de Carvalho e Maria Carolina Sagrilo. Devido à pandemia, o evento acontece de forma totalmente on-line.

A ONU Colegial é uma simulação de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada pelos alunos para os alunos. Um exercício de cidadania, associado ao desenvolvimento de habilidades requeridas no estudo, no trabalho e na vida pessoal. Desenvolve a capacidade de argumentação, de se colocar no lugar de outro, em defesa de um ideal a partir de um tema. Os estudantes são divididos em comitês e representam delegações de países diversos para debater questões de interesse internacional. Com isso, exercitam, na prática, noções de cidadania global, diplomacia e conhecimentos gerais.

Estudantes se reúnem de forma on-line para a simulação da ONU

O aluno do Diocesano, Paulo Renato de Melo, delegado da Bélgica, já participou de três simulações e, ainda assim, continua sentir-se cada vez mais motivado com as participações em simulações. “É uma experiência bem positiva. Por mais que seja minha terceira simulação, o fato de estar participando como delegado junto aos estudantes de outro estado, me desafia a estudar cada vez mais e estar mais atento ao que acontece ao redor do mundo”, pontua.

Já nossa aluna Nair Mendes da Rocha, delegada da Turquia, conta que além de incentivar o lado acadêmico, a participação na simulação auxilia na formação humana. “Acredito que isso vai acrescentar bastante na nossa formação acadêmica e como seres humanos conscientes e preocupados com as problemáticas no mundo”, afirma a estudante.

Toda a cobertura jornalística da ONU Colegial é veiculada em uma conta do instagram, desenvolvida pelos alunos do Comitê de Imprensa. Clique aqui e confira.