21.05.18

Estudantes e educadores participam do terceiro Encontro de Formação Integral da RJE

A Rede Jesuíta de Educação (RJE) promove o terceiro Encontro de Formação Integral (EFI) entre os dias 21 de maio e 1º de junho. O evento envolve todos os colégios da Companhia de Jesus no Brasil. As duas primeiras edições ocorreram no sítio Vila Fátima, do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG). Em 2018, o Encontro acontece na Bahia, na Casa de Retiro São José, em Mar Grande. São 79 participantes, sendo 61 estudantes da RJE, educadores e antigos alunos. De Teresina, oito estudantes do Ensino Médio e uma educadora participam.Do Colégio Diocesano, estão presentes os estudantes Ana Carolina Benevinuto, da 2ª série C; Pérola Anderson, da 1ª série B; Maria Cecília Magalhães, da 2ª série C; Laís Ponte, da 2ª série B e Guilherme Cronemberguer, da 2ª série A. Da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), participam Mariana Barcelar, da 1ª série A; Elyedson Sousa, da 1ª Série B e Kelliny Silva, da 2ª Série B. A orientadora educacional da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, Lorenna Munise, acompanha os estudantes no EFI 2018.O EFI 2018 tem como objetivo central colaborar com a formação integral dos estudantes, fortalecendo as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica, através de uma experiência iluminada pelo modo de proceder inaciano. Na oportunidade, os estudantes podem entrar em contato com as diversas realidades. Isso os permite refletir sobre a importância da solidariedade e os incentiva a construí-la, contribuindo assim para a formação pessoal e social do educando.O evento tem como base a estrutura metodológica do Curso Taller Nacional Ignacio, realizado na Colômbia há quase 30 anos, que propõe suas exposições, dinâmicas, momentos de reflexão, oração, celebração e partilha, inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais, trabalhados em uma linguagem própria para os jovens de 15 a 17 anos. Assim como ocorreu na Colômbia, o objetivo é que, a partir dessa experiência nacional, os colégios possam repensar atividades que realizam com seus alunos.