22.09.22

Equipe do Colégio Diocesano é campeã estadual de robótica e irá disputar etapa Nacional

No fim de semana dos dias 27 e 28 de agosto, seis equipes formadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Diocesano São Francisco de Sales disputaram, no Espaço Noé Mendes, no Campus Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Entre os participantes, destaque para a equipe Robotop, que foi campeã estadual no Nível I e agora irá representar o Piauí na etapa nacional em São Paulo.

O CSFS disputou a competição com o máximo de equipes permitidas por regulamento, que são três em cada nível. No Nível I, disputado por estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, os alunos Arthur Gabriel Gomes Castro, João Marcos Lima Rios, João Matheus Pinheiro Leitão e João Vitor dos Santos Guimarães, que formam a equipe Robotop, subiram ao lugar mais alto do pódio.

Registro dos estudantes durante a competição

“A participação das nossas equipes foi muito boa, tanto no Nível I quanto no Nível II. No Nível II, os robôs acabaram ficando um pouco grandes e isso nos custou alguns pontos, mas conquistamos o Nível I com a Robotop e agora vamos nos preparar para a etapa nacional”, conta o coordenador de tecnologia educacional, Marcos Frazão.

“Estamos preparando os alunos para modelar um novo robô, porque a arena muda de uma competição para outra. Lá vamos ter a gangorra e um outro tipo de rampa, por isso nós estamos projetando os 2 robôs, um com o esteiro e outro com o pneu, para ver qual deles se encaixa melhor no percurso”, complementa.

Para os alunos, agora, é tempo de trabalho e expectativa. “A equipe teve um ótimo desempenho na fase estadual e eu estou muito ansioso para disputar a nacional. Tenho esperança que, assim como na estadual, a gente conquiste o primeiro lugar e traga mais um título para o Colégio Diocesano”, diz Arthur Gabriel, um dos membros da Robotop.

A equipe será a representante do Piauí na etapa nacional, que acontecerá de 17 a 22 de outubro na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. O primeiro objetivo é superar o desempenho de 2019, quando uma equipe do Colégio Diocesano também foi campeã estadual e terminou em 15º entre 50 escolas na etapa nacional.