24.06.21

Diocesano realiza III Painel Virtual e inicia a preparação da II Dionu

Reunidos de forma virtual, egressos e estudantes do Colégio Diocesano realizaram a terceira edição do Painel Virtual, que debateu temas como a Guerra das Coreias e o terrorismo na Somália.

Divididos em dois comitês e uma Agência de Comunicação, estudantes do nono ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio exercitaram o trabalho em equipe, as técnicas de comunicação oral e escrita, além do protagonismo juvenil.

Para conferir o que aconteceu no Painel Virtual, leia os textos abaixo, produzidos pela equipe da Agência de Comunicação.

Reportagem sobre a reunião do Conselho do Atlântico Norte

Reportagem sobre a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas

DIONU – As edições do Painel Virtual também serviram como atividades de preparação para a II DIONU (Simulação das Nações Unidas do Colégio Diocesano), que acontecerá no período de 7 a 10 de julho. Nessa próxima edição do evento, serão formados quatro comitês (Conselho de Segurança das Nações Unidas, Comissão Política do Pacto de Varsóvia, Organização dos Estados Americanos e Alto Comissariado das Nações Unidas), além da Agência de Comunicação.

Duas egressas que concluíram o Ensino Médio em 2019 serão as secretárias da Dionu. São elas: Maria Clara Oliveira Vasconcelos e Rafaela Garcia Mesquita Santos. Além delas, também atuam como diretores e secretários de comitê os seguintes egressos: Guilherme Cronemberger Castelo Branco de Sampaio, Maria Carolina Rodrigues da Matta Mello, Ana Daysi Pires e Silva, João Pedro da Costa Martins, Paulo Renato Rodrigues de Melo, Maíra Kethleen de Araújo Farias, Flávia Cristina Rodrigues de Carvalho, Heloísa Maria de Araújo Andrade, Moria Martins Lima, Amadeu Mariano de Moura Neto, Iara Lua Castelo Branco Vasconcelos, Ana Carolina Benevinuto Pereira, Raian Mateus Castelo Branco Costa, Ana Daysi Pires e Silva, Giovanna Laís Duarte Viana, Maria Carolina Teixeira de Vasconcelos e Ingrid Michelli Araújo Rocha Moura

“Estamos vivenciando um momento ímpar, que transfere, para nossa simulação, inovações e desafios, porém o enriquecimento pessoal e acadêmico e a vontade de cultivar as competências crítica e empática persistem. É por isso que convidamos os estudantes para participar da segunda edição da Dionu”, comenta Maria Clara, que é a secretária geral da simulação.

Uma opinião semelhante é a de Rafaela Garcia, subsecretária do evento: “É uma honra organizar a segunda Dionu e levar conhecimento por meio de debates de temas atuais e de grande importância para os alunos do Diocesano. Imaginávamos esse projeto de forma presencial, mas com resiliência nos adaptamos a esse cenário buscando cultivar a paixão por simulações”.