Diocesano realiza consulta visando melhorias no aprendizado dos alunos

A indagação “Como elevamos o nível de aprendizagem de uma escola?”, foi o ponto de partida para a consulta que o colégio Diocesano fez a todos os seus funcionários, por meio de um questionário aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, na sala de eventos III do colégio.

A consulta é um pedido de autoavaliação desenvolvida pela Federação Latino-americana de Colégios Jesuítas (FLACSI), que define um conjunto de dezesseis resultados a serem alcançados por uma Escola da Companhia de Jesus.

Essa estratégia insere a escola em um ciclo contínuo de avaliação e reflexão das suas atividades, de definição de metas e implementação de ações que impactem positivamente a aprendizagem de todos os seus estudantes.

No questionário, professores e demais funcionários respondem sobre o desempenho do colégio em quatro âmbitos: Pedagógico-curricular; Estrutura e recursos; Clima escolar; Família e comunidade local.

Segundo o coordenador do projeto, professor Julival Alves, essa consulta faz parte de uma das etapas que a FLACSI determina na implantação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, projeto que é desenvolvido em três etapas.

“A primeira etapa é a autoavaliação, a segunda é o desenvolvimento de processos de melhoria, a terceira etapa é uma auditoria externa, realizada por profissional designado pela FLACSI, que avalia o processo desenvolvido e os resultados alcançados; identifica aspectos e âmbitos que ainda necessitem de investimento e melhoria, fomentando a avaliação e o desenvolvimento contínuo da escola, e atesta, junto à FLACSI, as condições da escola para sua certificação de qualidade”, explica o coordenador.