Diocesano adere à campanha de vacinação contra HPV
O Diocesano aderiu à campanha do Ministério da Saúde para vacinação das adolescentes entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV (quadrivalente papilomavírus humano) e nesta sexta-feira (14) irá instalar um posto de vacinação para administrar a 1ª dose da vacina nas alunas nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003.
A ampliação do Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina HPV no Sistema Único de Saúde (SUS) visa à prevenção do câncer de colo do útero, uma doença grave e que pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, 4 mil mulheres morrem como consequência desse tipo de câncer e 10 mil novos casos surgem por ano. É a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero é necessário tomar três doses da vacina contra HPV, seguindo esquema recomendado: a 1ª dose será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade a partir do mês de março; a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose; a 3º dose será administrada cinco anos após a 1ª dose, nos postos de saúde.
A vacinação das alunas ocorrerá sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis, conforme documento recebido da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá devolver o canhoto enviado pelo colégio por meio das filhas, devidamente preenchido e assinado.
Leia: Guia Prático sobre o HPV
Continue lendo
-
24.09.24
Diocesano recebe I Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pelo NAP
-
27.08.24
Manoel Nunes vence a categoria de votação popular do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
-
24.08.24
Estudantes do Diocesano recebem premiações da OBMEP durante cerimônia na UFPI
-
21.06.24
Estudantes do Diocesano participam de Programa de Iniciação Científica do IMPA