05.05.21

D&D promove reinauguração da Formação Interna Continuada (FIC) dentro da nova gestão

O Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D promoveu na última quinta-feira, 29 de abril de 2021, a reinauguração dos movimentos de Formação Interna Continuada (FIC) dentro do novo cenário institucional do D&D. Na oportunidade, foi apresentado aos colaboradores dos setores estratégico e táticos do D&D o Instituto de Inovação Educacional da Unisinos (IIE Unisinos), como novo parceiro institucional no processo de Formação Continuada e Gestão Integral da instituição.

O momento, promovido de forma remota pela plataforma Teams, foi conduzido pelo Diretor Geral do D&D, Ir. Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ e contou também com a presença dos profissionais da IIE Unisinos: Gustavo Borba, Simoni Rohden e Melissa Lesnovski. O Assessor Pedagógico do D&D, Julival Alves, foi o responsável por apresentar a programação do primeiro curso que será ofertado: “Competências para o século XXI: Gestão e protagonismo de Líderes Educadores na Rede Jesuíta de Educação Básica”, sob a responsabilidade do IIE da Unisinos, Os profs. Doutores Gustavo Borba e Simoni Rohden fizeram uma breve apresentação da proposta do IIE da Unisinos e da formação planejada para o D&D, evidenciando o cuidado das duas instituições com a concepção e qualidade de todo o processo formativo.

Na ocasião do encontro, o Diretor Geral Ir. Epifanio, SJ pontuou que essa “Formação Interna Continuada é tão importante como a formação externa continuada, uma vez que ela convoca os envolvidos (pessoas em cargos de lideranças) a aplicarem seus aprendizados de forma Consciente, Competente, Compassiva, Comprometida e Criativa dentro do contexto e ambiente em que estão inseridos”.

A Diretora Acadêmica, professora Margareth Santos, também ressaltou a relevância da Formação Interna Continuada (FIC) como uma importante dimensão de qualificação nos processos laborais e práticas educativas. “Isso nos leva a ampliar nosso compromisso no cumprimento da missão institucional, pois, hoje, mais do que nunca, vemos a necessidade constante de atualização dos estudos e da ressignificação dos fazeres. Dessa forma, atendemos nossas demandas de forma positiva”, afirmou.

Já a Diretora Administrativo-Financeira, Karlyne de Sá Melo, ressaltou em sua fala a contribuição da Formação Interna Continuada (FIC) para a missão da instituição, uma vez que a missão é o primeiro passo para estabelecer a integração entre os setores, sendo ela o elemento que unifica as ações dos colaboradores. “Isso possibilita que todos possam caminhar na mesma direção, é o que fortalece as sinergias entre eles”, ressaltou.

Conheça mais sobre o Instituto de Inovação Educacional da Unisinos (IIE Unisinos) clicando aqui.