28.10.20

Cipa promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Colaboradores dos colégios Diocesano e Diocesano Infantil participam, de 3 a 6 de novembro, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Este ano, seguindo aos protocolos internos estabelecidos, a maioria das atividades será realizada virtualmente ou de forma híbrida (presencialmente e com transmissão simultânea).

A Sipat tem a finalidade de fazer com que os colaboradores se sintam estimulados a cuidarem da saúde e, consequentemente, se previnam contra acidentes de trabalho. Para alcançar esse objetivo, a Cipa – em parceria com a direção administrativa – promove atividades como ginástica laboral e palestras como “O eu, o outro e nós: diálogos sobre relações em tempos de pandemia”, “Comportamento Antifrágil: utilizando cenários difíceis ao nosso favor”, “Cuidados preventivos relacionados à Covid-19” e “Espiritualidade no período de pandemia”.

Além disso, como ferramenta de auxílio na disseminação de materiais informativos e educacionais, serão também enviadas mensagens com dicas de alongamentos para fazer no ambiente de trabalho, vídeos de reflexões e, por fim, direcionamentos sobre os cuidados que devemos ter no combate à Covid-19.

Para o diretor administrativo, Ir. Erick Vianna, SJ, a elaboração da Sipat deste ano foi um grande desafio. “O acolhimento de forma presencial é uma característica nossa, deixa todos mais motivados, mas esse ano será diferente já que não podemos fazê-lo. Então, o desafio é que todos possam manter-se estimulados a aproveitar ao máximo as formações, palestras e lives”, pontua.

O diretor ainda reforça que, devido ao momento, o objetivo deste ano é “reforçar a importância do cuidado consigo e com o outro”, uma vez que como a pandemia já dura vários meses, as pessoas tendem a relaxarem nos protocolos de prevenção. “Os temas são diversos, mas trataremos com mais intensidade o Protocolo de Recomendações Higienicosanitárias para combate a Covid-19, pois é o conjunto de conhecimentos e atitudes, que perduram o dia a dia dos colaboradores, que servem de indicadores de êxito dessa semana”, ressalta.

Confira a programação: