Companhia de Jesus Companhia de Jesus

A importância da Espiritualidade Inaciana no dia a dia das mães

07/05/2018 08:52

Na Espiritualidade Inaciana, são vivenciadas as práticas, os métodos, o ânimo, o estilo de vida, a maneira de compreender a vida cristã por meio dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Nela, passa-se por uma experiência de interiorização com Deus, a partir dos Exercícios Espirituais. Este laço fortalecido com o Senhor irá guiá-lo em suas missões, dando enfoque à alegria, à liberdade, à tomada de consciência, à dedicação, à oração e a Justiça.

A Espiritualidade Inaciana, que permitiu que muitas pessoas encontrassem mais satisfação em suas vidas, é adotada em todas as escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e vivenciada todos os dias pelas comunidades educativas. Por isso, aproveitando o Dia das Mães, conversamos com o Superior do Núcleo Apostólico de Teresina, padre Pedro Vicente Ferreira, SJ, para saber como a Espiritualidade Inaciana pode auxiliar no dia a dia de uma mãe.

Diocesano – A Espiritualidade Inaciana pode ser definida como “Encontrar Deus em tudo”. Como praticar isso em meio a uma rotina apertada e cansativa?

Padre Pedro, SJ – Primeiramente, é sentir-se na presença de Deus. Se você está envolvida na sua presença, tudo facilita. São Paulo diz em Atos “Nele nós vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28). Então, é essa presença divina na nossa vida que nos ajuda a estar sempre encontrando a Deus em tudo. Para uma mãe, encontra a Deus no filhinho é algo decorrente.

Diocesano – Como os princípios da liberdade e do desapego, na visão inaciana, podem ser aplicados na relação entre mães e filhos?

Padre Pedro, SJ – Principalmente na linha da mãe não educar ao filho “no cabestro”, e sim, nela percebendo as potencialidades e dons do seu filho. Conduzindo-os para o melhor caminho possível de modo que a criança seja ela mesma e possa dar tudo de si naquele dom que tem.

Diocesano – Quais os benefícios que uma mãe pode ter ao praticar os Exercícios Espirituais?

Padre Pedro, SJ – Os exercícios espirituais abrem um leque grande para que a pessoa possa entender melhor a vida, discernir as circunstancias e também as facetas da própria vida. Então, é fundamental para uma mãe que tenha discernimento a luz de Deus e do Espírito Santo, uma vez que ela vai saber também conduzir e entender melhor seu filho.

Diocesano – A Espiritualidade inaciana pode ajudá-la a encontrar tempo para cuidar de si mesma?

Padre Pedro, SJ – Ela tem que encontrar um tempo para cuidar de si mesma. Em todos os sentidos: Em relação a Deus, encontrando seu momento com ele; e em relação a vida, pensando em como a conduz, planejando seu dia. Tem que ter tudo isso a luz do discernimento e disciplina pessoal.

Diocesano – Concluindo, mandemos uma mensagem para as mães.

Padre Pedro, SJ – Ser mãe, sem dúvidas, é uma graça profunda, é um dom. É um bem maravilhoso que a ajuda a se realizar como pessoa. Todos nós temos lembranças ótimas de nossas mães, então, que de fato as mães desempenhem bem o seu papel, conduzindo os seus filhos.

Pastoral promove Oficinas de Orações com as Mães

Confira a programação especial para o Dia das Mães!

Quinta, 10

Rua Barroso, 363 Pç. Saraiva - Centro Cep 64.001-200 Teresina Piauí

Fax (86) 3221-7429

contato@diocesano.g12.br