Companhia de Jesus Companhia de Jesus

Projeto de Orientação Profissional é desenvolvido com estudantes do 9º ano (EF)

11/04/2018 11:50

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Diocesano realiza o Projeto de Orientação Profissional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é auxiliar os aprendizes no processo de escolha e identificação profissional, minimizando as possibilidades de desacertos ou frustrações no futuro. Durante o ano letivo, serão desenvolvidas atividades relacionadas ao projeto com as turmas.

Para desenvolver o projeto, serão realizadas dinâmicas de grupos, entrevistas individuais, exposição temática, discussões, reflexões e roda de conversas com os pais. A primeira etapa, foi a exposição do tema, em sala de aula, para familiarização dos estudantes com o projeto.

O processo tem início com a busca de autoconhecimento. Em seguida, parte-se para a compreensão da realidade profissional. Por último, o estudante realiza uma síntese apresentando as condições que o levaram a tomar determinada decisão e as consequências dessa atitude.

“Orientar profissionalmente é criar condições para que a pessoa submetida ao projeto reflita sobre o processo e o ato de escolha profissional”, explica a orientadora educacional do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Yloma Rocha. Dessa forma, os estudantes conseguem subsídio para avaliar em quais carreiras suas aptidões poderiam ser melhor aproveitadas.

Veja mais fotos

Comente!

Rafaela de Menezes Souza Brissac em 16 de abril de 2018 às 09:04

Bom dia, gostei bastante! A Orientação Profissional em Instituições de Ensino tem sido um tema de muito interesse meu. E por isso estou organizando a 1 Jornada OPINE, que será em maio, na cidade de Campinas. Deixarei aqui o site: www.jornadaopine.combr A Jornada tem por objetivo reunir os profissionais que estão atuando diretamente com o desenvolvimento profissional dos jovens em instituições de ensino. Parabéns pelo trabalho!

albino veloso em 12 de abril de 2018 às 09:04

Excelente iniciativa que se realiza numa perspectiva inaciana: orientação profissional seguindo a vocação pessoal do jovem, e a convicção de sermos profissionais cuja formação é instrumento a serviço da sociedade, particularmente dos mais necessitados. Servir à sociedade é ser capaz de inverter a ordem materialista contemporânea; é não servir-se da sociedade para realizar-se como pessoa, mas antes, ser uma pessoa a serviço da sociedade que enquanto serve realiza-se como pessoa.

Ensino Fundamental e Médio

Rua Barroso, 363 Pç. Saraiva - Centro Cep 64.001-200 Teresina Piauí

Fax (86) 3221-7429

contato@diocesano.g12.br