Companhia de Jesus Companhia de Jesus

Jornada Pedagógica 2018 traz como tema "Currículo e Inovação"

12/01/2018 07:12

“Currículo e Inovação” é o tema da Jornada Pedagógica 2018 do Colégio Diocesano que acontece de 12 a 20 de janeiro. Este ano, o evento recebe a professora Lea Veras, pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), para uma palestra sobre o tema da Jornada Pedagógica, no sábado, 13. As equipes pedagógicas de todas as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em Teresina – Educação Infantil do Diocesano, Escola Padre Arrupe e Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) – participam da palestra.

O tema do evento partiu do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE, que propõe a reflexão em torno do currículo da escola, tendo em vista o atendimento da missão e visão próprias do apostolado educativo da Companhia de Jesus. “É preciso sair daquilo que já está convencionado e pensar que existem outros meios, recursos, caminhos e estratégias para desenvolver o processo educativo”, avalia o assessor pedagógico do Colégio Diocesano, professor Julival Alves. “O desafio é pensar a prática cotidiana a partir de outras possibilidades”, comenta.

Cada educador deve pensar nas integrações possíveis entre sua disciplina e as demais, na perspectiva da formação integral do educando, base da Pedagogia Inaciana. Também é preciso se adequar ao contexto em que estão inseridos os estudantes, em uma sociedade abundante no acesso à informação, em que os recursos tecnológicos sofrem constante evolução, alterando diversos processos cotidianos.

A programação da Jornada inclui encontros por segmento, sistematizações das habilidades por ano/série, elaboração de planos de ação por departamento, alinhamento dos planos de ensino e produção de atividades para o início das aulas. Haverá ainda o retiro espiritual para os educadores que desejarem participar. “A espiritualidade inaciana é que dá o tom da abordagem educativa do Colégio Diocesano e de todas as unidades da RJE”, ressalta o assessor.

Quem é Lea Veras?

Lea Veras é piauiense e professora substituta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduada em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME-RJ), doutora e pós-doutora em Química pela Carnegie Mellon University (CMU), nos Estados Unidos e pós-doutora em Educação pela USP São Carlos. Desenvolve cursos de formação de professores e de desenvolvimento da comunicação interpessoal por meio do projeto Argumentaê.

Comente!

0 comentários

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina Jesuit Schools Network. CPAL - Conferencia de Provinciales Jesuitas en América Latina. Jesuit Education Jesuit European Committee for Primary & Secondary Education – JECSE. World Union of Jesuit Alumni Federación Internacional de Fe y Alegría Flacsi | Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús The Jesuit Curia in Rome