Companhia de Jesus Companhia de Jesus

Integrantes participam da confraternização do Projeto Antônio Carneiro

20/12/2017 11:46

A já tradicional Celebração Eucarística que marca a confraternização de Natal dos participantes do Núcleo de Promoção da Terceira Idade – Antônio Carneiro, projeto mantido pelo Colégio Diocesano, foi promovida na manhã desta quarta-feira, 20, na Capela do Colégio Diocesano. Na ocasião, mais de 300 idosos compareceram ao evento.

Após a celebração, os participantes foram recepcionados no ginásio do Colégio para participarem das demais festividades que incluíam apresentações culturais como o coral de vozes, danças e encenações teatrais. Todas elas apresentadas pelos próprios idosos.

“Eles ensaiaram juntamente com os professores de educação física. Estão bem animados, pois a confraternização é bastante esperada e, neste ano, temos uma programação bem recheada”, afirma a assistente social do Projeto Antônio Carneiro, Juliana Karine Melo.

Para finalizar as atividades, foi promovido um Baile – com direito a apresentação da banda “The Lordes” – que colocou todos os participantes para dançarem, mostrando a alegria e disposição dos idosos. Dona Minervina Mendes, que participa do projeto há 10 anos, é um deles. Ela conta que sua vida mudou desde que entrou no projeto. “Eu era uma pessoa depressiva, e ao conhecer o projeto e ser apresentada a capoterapia, uma das atividades oferecidas, minha vida foi renovada”, afirma.

Segundo um dos coordenadores do Projeto, Patrício Guilherme Alves, o ano de 2017 foi bastante produtivo, tendo como um de seus pontos altos a parceria com a prefeitura. “Hoje, temos mais de 400 participantes devido a inserção de idosos que vieram de centros municipais. Com isso, o projeto se expandiu e tornou-se referência em Teresina”, afirma o coordenador.

Todas ações do núcleo são desenvolvidas de forma continuada, com atendimento permanente com a finalidade de proporcionar melhoria na qualidade de vida e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários das pessoas idosas. Buscando sempre o melhor para o bem-estar, o ano de 2018 está trazendo novidades. “Procuramos nos fortalecer ainda mais. Trazendo não só novos profissionais, mas também novas atividades como a terapia ocupacional e o artesanato”, conclui. Ao todo, estarão sendo ofertados 11 serviços que visão tanto o lado social quanto a saúde do idoso.

Veja as imagens clicando aqui

Comente!

Roberivan em 20 de dezembro de 2017 às 18:12

Belíssima festa e verdadeiro sentimento de valorização do ser humano. Ao olhar a alegria e manifestação de envolvimento, participação e sentir parte, é realmente bastante enriquecedor. Parabéns a Rede Jesuíta por esse belo projeto. Antonio Carneiro.

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina Jesuit Schools Network. CPAL - Conferencia de Provinciales Jesuitas en América Latina. Jesuit Education Jesuit European Committee for Primary & Secondary Education – JECSE. World Union of Jesuit Alumni Federación Internacional de Fe y Alegría Flacsi | Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús The Jesuit Curia in Rome