Xô ansiedade! Veja dicas de como lidar com a volta às aulas da melhor maneira

20/01/2019 00:00:00 - Atualizada em 19/01/2019 08:35:07 - Por Samira Ramos

A volta às aulas proporciona aos alunos momentos de acolhimento, reencontro com os amigos, descobertas de novas pessoas na turma e de matar a saudade dos seus professores. Porém, é comum que se sintam nervosos com o retorno e, mais ainda, ansiosos diante das possibilidades sobre o que irão enfrentar no novo ano que se inicia.

Para a psicóloga Renata Laís Santos, uma das formas de diminuir essa ansiedade é buscar informações a respeito da nova série que está iniciando. “Sempre é importante que eles conversem com os alunos que já passaram pela série para pegar dicas. Também é interessante que busquem conhecer seus professores caso ainda não tenham tido aulas com eles, pois cada um tem sua personalidade, estilo de lecionar e um perfil único”, ela afirma.

No caso de novos estudantes ou estudantes retidos, além do acolhimento oferecido na volta às aulas, é também importante a acolhida por parte do restante da turma. “Essa pessoa está sendo inserida em um novo ambiente, por isso é importante que os estudantes se sensibilizem e acolham o novo aluno da sala, apresentem-no aos colegas e também o levem para conhecer o colégio. Esse é um papel que o estudante do Diocesano já desempenha muito bem”, ela afirma.

A criação do vínculo com o serviço de psicologia e a coordenação do seguimento também pode ajudá-los a criar uma estratégia para que consigam lidar com o ano letivo e se organizar melhor, evitando, assim, sofrer por antecipação. “Estamos sempre dispostos a ajudar. A ansiedade e o nervosismo são normais, vivenciados por todo ser humano”, conclui a profissional.

 

Deixe um comentário

0 Comentário