Robotronic 2 vence etapa estadual da OBR

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira
[caption id="attachment_40301" align="alignleft" width="300"]A equipe da ESAR ficou em segundo lugar A equipe da ESAR ficou em segundo lugar[/caption] A equipe vencedora da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2015 no nível 2 (Ensino Médio e Técnico) foi a Robotronic 2, do Colégio Diocesano. O segundo lugar ficou com a Alfa, da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR). As duas equipes da Rede Jesuíta de Educação. E em terceiro, a Sesi Force II, da Escola Integrada Deputado Moraes Souza, de Parnaíba. A campeã do nível 1 (Ensino Fundamental)  foi a equipe Os Roboníacos, da Escola Conselheiro Saraiva, de Teresina. Em segundo lugar ficou a Sesi Force I, da Escola Integrada Deputado Moraes Souza, da Parnaíba,  e a Lego Guardians, da Escola Senador Nilo Coelho, de Picos, ficou na terceira posição. Todos da rede Sesi.

A OBR, criada em 2007, é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. É o maior evento estudantil de robótica da América Latina, proporcionando contato de mais de 200 mil jovens com essa área desde sua criação.

A OBR possui duas modalidades que procuram se adequar tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR é coordenada pelo Centro Universitário da FEI e pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP. A FEI é uma das principais instituições que têm contribuído para o desenvolvimento da robótica no Brasil, por meio do desenvolvimento de pesquisas, coordenação e realização de eventos. O mais importante deles, este ano, foi a RoboCup – realizada pela primeira vez no Brasil e que reuniu equipes de 45 países, em quatro modalidades.

Confira mais fotos