Projeto Veredas conscientiza a comunidade escolar sobre sustentabilidade

08/11/2018 12:51:00 - Atualizada em 08/11/2018 13:15:36 - Por Camila Oliveira

A equipe do Projeto Veredas realiza ações de conscientização no Colégio Diocesano. O propósito é estimular a comunidade educativa a adotar atitudes mais sustentáveis na rotina diária. Assim, é possível reduzir os impactos à natureza no ambiente escolar.

Foram realizadas visitas aos setores do colégio, para apresentar mais detalhadamente o projeto aos colaboradores. Além disso, foram repassadas orientações sobre o descarte correto do lixo, redução do uso de materiais descartáveis, entre outras informações para garantir mais sustentabilidade na escola.

Os estudantes também foram sensibilizados com o projeto. Para isso, a equipe fotografou as quadras da escola logo após o intervalo, antes de ser realizada a limpeza. No dia seguinte, as imagens ficaram expostas pela escola. A intenção é provocar reflexões sobre os impactos do nosso comportamento no meio ambiente.

Aliado a isso, durante o intervalo, houve conscientização sobre a necessidade de descartar corretamente o lixo. Estudantes conversaram uns com os outros para estimular atitudes sustentáveis. “Acho que muito importante ajudar a conscientizar os outros a produzirem menos lixo, a não descartar papel a não poluir a natureza”, afirma a estudante do 5º ano Isadora Cássia Moraes.

Também estudante do 5º ano, Manuella Almeida destaca a importância de reciclar o lixo.  “Por que simplesmente jogar o material no lixo, se você pode usar para criar outras coisas?”, questiona. “Antes de descartar o lixo, a gente pode se informar se ele não pode ser usado para fazer uma obra de arte para o colégio”, sugere.

Estudantes foram instruídos a fazer o descarte adequado do lixo

Outra ação realizada junto aos estudantes foi a abolição do uso de copos descartáveis durante os Dias de Formação. A primeira turma que adotou a ideia foi a 2ª série C do Ensino Médio, que confeccionou copos personalizados para cada estudante.

“Queremos mobilizar a comunidade escolar no cuidado com o meio ambiente, para que seja feita a coleta seletiva e para que haja redução na produção de lixo”, ressalta o coordenador do Projeto Veredas, Isaías Gomes, SJ.

Além dessas ações, o projeto também estimula a coleta de papel para que, ao invés de descartar, seja doado para a Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), que vende o material para reciclagem, com objetivo de arrecadar fundos para manter a instituição. A doação de papel é proposição do grupo Revitalizart, da Feira de Conhecimento do Diocesano (DIOFEIRAC) 2018, que trouxe para a feira a discussão sobre justiça socioambiental. A proposta foi incorporada às ações do Projeto Veredas.