Projeto promove a formação de líderes estudantis

07/03/2019 11:38:00 - Atualizada em 07/03/2019 11:41:16 - Por Samira Ramos

Desenvolvido anualmente com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o Projeto de Liderança Estudantil promove a formação de líderes comprometidos com a justiça e com o serviço por meio de atividades voltadas à responsabilidade social, cooperação e prática do exercício da cidadania. As eleições para líderes de turma, promovidas nesta sexta-feira, 8, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h, são uma delas.

O projeto tem como objetivo principal a formação de lideranças e promoção do protagonismo juvenil. “O Projeto de Liderança Estudantil do Diocesano visa garantir a formação de cidadãos capacitados no zelo e no cuidado com o bem comum”, ressalta o diretor geral do Diocesano, padre Vicente Zorzo, SJ. Esse compromisso de acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor é uma das quatro Preferências Apostólicas Universais (PAU), que serão o novo horizonte do corpo apostólico e o ponto de orientação à Companhia de Jesus em sua missão pelos próximos dez anos.

Para que os alunos tenham consciência da seriedade do processo e da importância de terem uma liderança positiva em sala de aula, desde o início do ano letivo estão sendo realizadas sensibilizações com as turmas para a formação das chapas. “O objetivo de formar líderes é bem maior que um objetivo do Diocesano, é um objetivo da Companhia de Jesus”, reafirma a orientadora educacional da 3ª série do Ensino Médio, Lorenna Munise.

Além das sensibilizações, são realizados debates em sala de aula com o auxílio dos professores da disciplina de História. Para tornar a experiência ainda mais realista, a eleição é realizada com o uso de urnas eletrônicas reais, fruto de uma parceria de seis anos com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE – PI). Na oportunidade, os estudantes elegem um líder, um vice e dois esportivos (um homem e uma mulher), com exceção das turmas do 5º ano e 3ª série, em que elegem apenas líderes e vices.

Após as eleições, os líderes continuam participando de formações no Sítio Santo Inácio, com o auxílio da Pastoral do Colégio Diocesano, de forma que a preparação seja contínua. “Pensamos a longo prazo. Desejamos que nossos alunos se tornem líderes de suas vidas, que possam exercer, agora e no futuro, uma liderança positiva na sociedade e em qualquer ambiente em que estejam inseridos”, conclui a psicóloga escolar.