Programa Jovem Aprendiz: entrega de certificados e recepção dos novos participantes

27/05/2017 12:14:20 - Atualizada em 27/05/2017 12:16:29 - Por Camila Oliveira

A Rede Jesuíta de Educação (RJE) em Teresina se despede dos 23 aprendizes que auxiliaram no Colégio Diocesano, Educação Infantil do Diocesano, Escola Padre Arrupe e Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) nos últimos dois anos, prazo máximo de contratação por meio do Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz (PAJA). A cerimônia de entrega de certificados de participação foi precedida por uma missa na Capela Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, também foram recepcionados os 14 novos aprendizes que atuarão nas obras.

O PAJA é um programa das unidades da RJE em Teresina, criado com finalidade de atender à Lei 10.097/2000 e ao Decreto 5.598/2005, que dispõem sobre a inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Para o coordenador do programa, Patrício Guilherme, além de atender a obrigação legal, o PAJA procura oferecer aos jovens uma formação integral, tendo em vista os princípios inacianos. “Buscamos desenvolver todos os aspectos da formação humana, profissional, espiritual e ética desses aprendizes”, ressalta.

Jovens receberam certificados de participação no programa

Para Michele Carvalho, de 18 anos, os dois anos como aprendiz no Colégio Diocesano foram muito produtivos. “Foi uma experiência muito agradável. O colégio me ajudou a amadurecer pessoal e profissionalmente”, avalia. O PAJA é realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e envolve também as famílias dos aprendizes. Os jovens frequentam uma vez por semana o CIEE, para aulas de formação técnica e teórica, e nos outros quatro dias desenvolvem atividades nas unidades da RJE. “Os instrutores do CIEE também são muito capacitados, assim como os colaboradores da RJE, e todos nos ajudaram muito”, considera Michele.

Em busca de crescimento, Edivânia Rocha, de 17 anos, participou da seleção do PAJA e foi uma das escolhidas. Ela irá atuar na ESAR. “Espero ganhar experiência e crescer profissionalmente”, afirma. Segundo ela, é uma nova etapa que se inicia em sua vida. “É meu primeiro emprego, a primeira vez que minha carteira será assinada e estou bastante empolgada”, relata. Os 14 jovens que foram escolhidos para o PAJA em 2017, por meio de processo seletivo, iniciarão suas atividades em 1º de junho.

Clique aqui para ver mais fotos

Fonte: Ascom Diocesano

Deixe um comentário

0 Comentário