Pós-doutora em Educação pela USP dá palestra na Jornada Pedagógica 2018

13/01/2018 12:17:14 - Atualizada em 13/01/2018 12:26:54 - Por Camila Oliveira

A professora pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Lea Veras, ministrou uma palestra na Jornada Pedagógica 2018 do Colégio Diocesano. A docente discorreu sobre o tema, “Currículo e Inovação: fomentando a participação através de metodologias ativas”. Lea Veras é piauiense e professora substituta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduada em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME-RJ), doutora e pós-doutora em Química pela Carnegie Mellon University (CMU), nos Estados Unidos e pós-doutora em Educação pela USP São Carlos. Desenvolve cursos de formação de professores e de desenvolvimento da comunicação interpessoal por meio do projeto Argumentaê.

As equipes pedagógicas de todas as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em Teresina – Colégio Diocesano, Educação Infantil do Diocesano, Escola Padre Arrupe e Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) – participaram da palestra. Logo de início, Lea Veras ressaltou que inovar não é um conceito necessariamente ligado à tecnologia. “Inovação é tudo que se muda em relação a uma situação anterior. Por exemplo, uma mudança de postura é uma inovação”, explicou.

Lea Veras é piauiense e pós-doutora em Educação pela USP.

“Não basta ensinar teorias se o aluno não for capaz de aplicá-las na prática”, enfatizou. Segundo a palestrante, é preciso promover um processo de aprendizagem significativa. Isso é possível por meio da adoção de uma metodologia ativa, em que o estudante participa ativamente do processo de aprendizagem, enquanto o professor faz a mediação do conhecimento. Além disso, o professor deve ser capaz de se colocar no lugar de cada aluno, levando em conta os contextos individuais de aprendizagem.

A Jornada Pedagógica continua até 20 de janeiro. A programação inclui encontros para sistematização das habilidades por ano/série, elaboração de planos de ação por departamento, alinhamento dos planos de ensino e produção de atividades para o início das aulas. A proposta do evento é refletir sobre o currículo da escola, tendo em vista o atendimento da missão e visão próprias do apostolado educativo da Companhia de Jesus.

Veja mais fotos

Deixe um comentário

0 Comentário